Primeiro produto de uma nova família de modelos desenvolvida a partir de uma nova plataforma global e multienergias, o novo Fiat Grande Panda não esquece as suas origens, combinando as linhas clássicas do pequeno utilitário italiano com futuristas.
A Fiat revelou as primeiras imagens oficiais do novo Grande Panda, cujas linhas exteriores evocam o seu antecessor lançado na década de '80 do século passado, designadamente as linhas retas e a forma quadrada do habitáculo.
O novo compacto vai ser construído com base na plataforma global e multienergias Smart Car e vai ser o primeiro produto de uma nova família, que contará com vários modelos que serão lançados todos os anos até 2027.
Projetado em Itália, no Centro Stile de Turim, o Grande Panda insere-se no segmento B e destaca-se pelas dimensões compactas, com um comprimento de 3,99 metros, abaixo da média do segmento de 4,04 metros.
Com o objetivo de transmitir força e singularidade, o volume apresenta-se robusto e estruturado. O design dinâmico e em forma de cunha da carroçaria é gerado pelas suas linhas de perfil pronunciadas. O visual exterior consiste na combinação subtil de linhas estruturadas e superfícies suaves e arrojadas que realçam as robustas cavas das rodas.
Silhueta familiar
A secção dianteira é caraterizada por um volume compacto e por linhas ortogonais precisas que envolvem uma disposição progressiva da malha quadrada, criando um visual forte e elegante, gerando uma pontuação de pixéis desde o centro da grelha superior em preto brilhante até aos faróis.
A presença de uma placa de proteção na parte central inferior do para-choques contribui para sublinhar uma atitude de veículo utilitário, enquanto os faróis, constituídos por cubos opalinos, refletem as janelas das fachadas da fábrica Lingotto.
Além disso, a par da assinatura luminosa única, as Luzes de Circulação Diurna (DRL) transformam-se em indicadores e iluminam alguns dos cubos que surgem como pixéis horizontais dispostos num padrão de tabuleiro de xadrez.
Carroçaria em forma de cunha
Nas laterais, a silhueta remete o Panda dos anos 80, sensação essa que é transmitida pela atitude em forma de cunha da carroçaria e do habitáculo é bem definida, sendo realçada pelas barras de tejadilho inclinadas, que se deslocam do topo para a traseira.
Em homenagem ao clássico Panda 4x4, as letras Panda são impressas tridimensionalmente em baixo-relevo nas portas, refletem o ambiente envolvente e animam a parte inferior da lateral.
LEIA TAMBÉM
Apesar do EV que aí vem. Fiat Panda recusa reforma e mostra nova edição especial
Port outro lado, a inclinação da relação angular com o volume vertical da traseira é reproduzida pelo robusto pilar "C". Para gerar um efeito lenticular, um emblema quadrado preto está ligado ao grafismo na superfície vidrada, criando um efeito marcante em que as quatro letras Fiat se transformam em quatro barras que percorrem o veículo.
Traseira arrojada
A traseira apresenta igualmente um carácter arrojado graças às proeminentes cavas das rodas, à inclinação das janelas, à disposição geral do óculo traseiro, aos faróis e às proteções que conferem ao Fiat Grande Panda um aspeto protetor e estável e uma postura sólida em estrada.
O volume é aumentado graças à integração de uma moldura em preto brilhante com as letras tridimensionais Panda - uma homenagem ao design do Panda original.
Para manter o tema das geometrias dos anos 80 combinadas com um estilo futurista, as jantes de liga leve de 17" com acabamento diamantado são ampliadas por um cativante design em X estilizado.
Linha motriz
A Stellantis não avançou especificações técnicas do novo modelo, mas confirmou que será proposto em versões elétrica e híbrida. Provavelmente, a oferta da linha cinemâtica será semelhante à do novo Citroën C3/ë-C3.
O modelo francês está disponível numa motorização híbrida suave com bateria de 48V, baseada na combinação de motor de três cilindros de 1,2 litros com 102 e um elétrico com 28 cv, sendo sistema gerido por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.
A versão elétrica do novo C3 conta com um motor elétrico dianteiro com 113 cv, uma bateria LFP de 44 kWh, que proporciona uma autonomia de até 320 km em ciclo WLTP.
O novo Fiat Grande Panda será comercializado juntamente com a anterior geração, a qual foi recentemente rebatizada como Pandina, estendendo a sua vida útil até 2030. Ao contrário deste último, fabricado em Itália, o Grande Panda deverá ser produzido na Sérvia.