Constituída pelas gamas Tipo e Panda, a "Família Funcional Fiat" foi totalmente renovada e ampliada com novas versões, destacando-se os novos Tipo Cross, Tipo City Sport e Panda Sport.
Dois dos modelos mais vendidos da Fiat - Tipo e Panda - acabam de ser totalmente renovados em termos de motores, estilo e tecnologia, sendo a oferta alargada com novas versões, designadamente o Tipo Cross, Tipo City Sport e o Panda Sport.
Constituída pelos modelos Tipo e Panda, a denominada "Família Funcional Fiat" passa a ser proposta em três níveis de equipamento: Life, para utilizadores que privilegiam a circulação em ambiente urbano; Sport, para clientes com estilo de vida ativo; Cross, para quem também utiliza a viatura para explorar os grandes espaços ou em atividades mais ligadas ao lazer.
Uma das principais novidades da Fiat consiste precisamente no Tipo Cross, que se veio juntar às três variantes de carroçaria - quatro portas, cinco portas station-wagon - já disponíveis na gama.
A nova proposta assume-se como um crossover e dirige-se às famílias que procuram estilos alternativos, sem sacrifício do espaço e conforto. Segundo a Fiat, essas famílias estão receptivas para viaturas mais emotivas, dinâmicas e jovens, mas sempre a um preço acessível. O novo Tipo Cross vem responder a essa tendência do mercado.
O novo crossover da gama Tipo distinge-se pelo design da grelha que se estende por baixo dos faróis dianteiros e por um aumento da altura ao solo de quatro centímetros, graças à nova regulação das suspensões e à adoção de uma nova solução de jante e pneu, estreada, de resto, no Fiat 500X.
Tipo Cross com imagem de crossover
A nova configuração permite disponibilizar uma posição de condução mais elevada, além de facilitar as entradas e saídas da viatura. O novo Fiat Tipo Cross também oferece quase mais sete centímetros de altura do total do que o Tipo Life.
Em termos de imagem conta com alguns elementos estéticos específicos como o rebordo das cavas das rodas, nas partes laterais e à frente, onde também há espaço para uma exclusiva placa de proteção inferior e para o para-choques com uma proeminente barra de proteção, conferindo que um aspeto mais sólido e musculado.
Destaque ainda para as saias laterais, para extrator traseiro e as práticas barras no tejadilho, até agora só disponíveis na versão Station Wagon.
O habitáculo recebe um novo painel de instrumentos digital totalmente configurável de sete polegadas, que vem substituir o painel de instrumentos analógico, sendo combinado com um novo rádio Uconnect 5 com ecrã tátil de 10,25 polegadas.
No capítulo mecânico, o Tipo Cross pode receber o motor diesel 1.3 Multijet de 95 cv ou 1.6 de 130 cv, além de um novo propulsor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv.
Novo Tipo City Sport
A partir do final do primeiro trimestre de 2021, a oferta da gama Tipo vai ser alargado com a versão City Sport, que se carateriza por um estilo jovem e desportivo.
Em termos estéticos, a nova versão distingue-se por elementos específicos, incluindo o emblema "Sport" sob o retrovisor dianteiro e a exclusiva cor de carroçaria Cinzento Metropolis enriquecida com jantes em liga com acabamento diamante de 18".
O Tipo City Sport conta com inúmeros pormenores em preto brilhante, desde a aplicação na parte inferior da grelha até ao painel da porta lateral, assim como nas capas dos retrovisores nos puxadores das portas.
A atualizada grelha dianteira também é em preto brilhante e inclui o novo emblema com lettering Fiat. O Tipo é, aliás, o primeiro modelo da Fiat a ostentar este logótipo, imediatamente a seguir ao novo 500.
Imagem mais desportiva
Para um visual ainda mais contemporâneo, o Novo Tipo City Sport é equipado, de série, com novos faróis full LED tanto à frente como atrás: além de realçarem as linhas do modelo, melhoram a segurança ativa e passiva, graças à melhor visibilidade oferecida. Em linha com a procura de melhor sustentabilidade nos mais ínfimos pormenores, também reduzem o consumo de eletricidade da viatura e, logo, as emissões de CO2.
A imagem desportiva estende-se ao habitáculo, destacando-se o revestimento preto do tejadilho, a condizer com o novo volante desportivo, agora mais compacto e reduzido para proporcionar melhor ergonomia e oferecer um melhor visibilidade do novo painel de instrumentos TFT digital de 7".
LEIA TAMBÉM
Mantém Diesel. Fiat Tipo renova-se com versão Cross
Os comandos do ar condicionado também foram revistos e acrescentadas novas aplicações cromadas e pretas. Por fim, além do sistema de Entrada e Arranque sem Chave, o novo Tipo City Sport oferece uma vasta gama dos mais avançados sistemas de assistência ao condutor (ADAS), incluindo 'Luzes de Máximos Adaptativas' para assegurar melhor visibilidade durante a condução noturna ao comutar automaticamente para luzes de profundidade quando a faixa contrária está vazia.
Disponível nas variantes de 5 Portas e Station Wagon, o Novo Tipo City Sport pode ser equipado com o turbodiesel 1.6 Multijet de 130 cv ou com o novo motor a gasolina 1.0 GSE T3 de 100 cv.
Novo Panda Sport
A oferta da gama Panda vai ser alargada com a introdução de uma nova versão Sport, que se dirige a um público jovem e dinâmico.
A nova proposta carateriza-se por oferecer jantes em liga bicolores 'Sport' de 16" com centro de roda preto e vermelho, puxadores e capas dos retrovisores da cor da carroçaria e, como alternativa, em preto brilhante a condizer com tejadilho preto (opcional).
O Panda Sport distingue-se ainda pelo exclusivo logo cromado "Sport" na lateral, por cima do indicador de direção.
O habitáculo recebe igualmente apontamentos exclusivos como, por exemplo, o novo tablier em cor de titânio, os painéis das portas específicos em ecopele, o forro do tejadilho preto e os novos bancos com revestimento cinzento-escuro, detalhes em ecopele, painéis laterais em tecido e com pespontos vermelhos.
Uma imagem ainda mais agressiva é transmitida pelo opcional Pack Pandemonio, que inclui pinças de travão vermelhas, vidros escurecidos e novo volante em ecopele com pespontos vermelhos.
Pela primeira vez no Panda, o equipamento de série inclui o novo rádio com ecrã tátil de 7" com sistema digital DAB, preparado para Apple CarPlay™ e Android Auto™, para completa integração com o smartphone, que pode ser colocado num prático suporte acima do rádio.
O Panda Sport vem equipado com m motor a gasolina 1.0 Firefly Hybrid de 70 cv, que combina o propulsor de três cilindros de um litro com um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) com bateria de iões de lítio de 11 Ah e pico de potência de 3,6 kW.