Começa já em 2025. Fiat torna-se uma marca exclusivamente elétrica até 2030

A Fiat anunciou o compromisso de ser tornar uma marca exclusivamente elétrica, até 2030, acabando com a combustão a partir de 2025.

Numa altura em que aposta numa versão zero emissões daquele que é o seu modelo de maior sucesso, o 500, a Fiat anuncia o compromisso de ser tornar uma marca exclusivamente elétrica, até 2030. Sendo que o descartar dos motores de combustão começa já em 2025.

Prometendo tudo fazer para tornar os veículos elétricos cada vez mais acessíveis, nomeadamente, baixando o preço das versões de entrada, assim como contribuindo para uma melhoria da infraestrutura de carregamento, a Fiat anuncia que, "entre 2025 e 2030, a nossa linha de produtos tornar-se-á, gradualmente, apenas elétrica", afirma o novo CEO da marca italiana, Olivier François. Não deixando de reconhecer que, "esta será uma mudança radical para a Fiat".

"A decisão de lançar o novo 500 - elétrico e híbrido - foi tomada antes da COVID-19. Ainda assim, já sabíamos que o mundo não podia aceitar mais compromissos. [Com a pandemia] fomos lembrados da urgência de agir, de fazer algo pelo planeta Terra", afirma, em declarações reproduzidas pela britânica Autocar, o mesmo responsável.

O Fiat 500 Electric

Recorde-se que a Fiat é a mais recente marca, de um lote de construtores automóveis, a fixar uma data-limite para tornar a sua gama, na totalidade, elétrica.

Ao mesmo tempo, são, também, vários os países que já anunciaram a decisão de banir os motores de combustão, das suas cidades, a partir de uma data pré-estipulada.

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No entanto e apesar da intenção agora anunciada, a Fiat não revelou mais dados sobre esta nova estratégia, a qual, pelo menos para já, assenta, apenas, no modelo 500.

Ainda em 2019, o fabricante italiano deu a conhecer o Centoventi Concept EV, o qual serviria de ponto de partida para o novo Panda. Proposta que, ao que tudo indica, deverá recorrer à mesma plataforma para modelos citadinos utilizada pela nova geração 500.

Já os futuros modelos EV, poderão recorrer, contudo, à plataforma STLA da Stellantis, que já serve de base a propostas como o Peugeot e208 e Opel Corsa-e.

O Fiat Centoventi Concept EV

Quanto à questão da infraestrutura de carregamento, a Fiat diz que procurará melhorar a disponibilidade de estações de carregamento para comunidades que não têm acesso regular às mesmas, como é o caso dos residentes em apartamentos, ao mesmo tempo que procurará aumentar o número de pontos de carga.

A terminar, referir, apenas, que a Fiat anunciou a intenção de se transformar numa marca 100% elétrica, durante a celebração de uma parceria com o arquitecto Stephano Boeri, para que este ajude a repensar os ambientes urbanos, para a era dos veículos elétricos.

Já ao abrigo desta parceria, a cobertura da fábrica Lingotto, em Turim, ganhará 28 mil plantas, como forma de melhorar a qualidade do ar.