Fiat está a planear versão 4x4 do novo Grande Panda

O CEO da Fiat, Olivier Francois, revelou que a Fiat planeia lançar uma versão 4x4 do seu novo Grande Panda, também como forma de aproximar, ainda mais, o modelo, ao homónimo dos anos 80.

A Fiat está a planear uma versão 4x4 do novo Grande Panda, de acordo com o CEO Oliver François.

Em declarações à Autocar durante a apresentação do Carro do Ano, François revelou que a marca transalpina está a decidir, tanto a solução técnica para o sistema de tração às quatro rodas (sistema mecânico ou sistema elétrico), como as motorizações e se será oferecido com motor híbrido, elétrico, ou ambos.

Acima de tudo, confirmou que existe, mesmo, a intenção de lançar um carro deste tipo, reforçando, dessa forma, a ligação entre o novo Grande Panda e o modelo da década de 80 do século passado.

Fiel às origens

“Sim, estamos empenhados em fazê-lo e estamos a estudar as possibilidades”, afirmou François, quando questionado sobre os planos para um Panda com dois eixos motrizes. “A questão é se deve ser um 4x4 com motor a combustão ou um 4x4 elétrico”, acrescentou o CEO.

François excluiu a hipótese de uma versão de sete lugares e disse que a intenção de comercializar modelos maiores está assegurada com a passagem à produção dos dois protótipos apresentados no ano passado, assentes na mesma plataforma do Grande Panda.

Primeiro, será lançado um modelo de motor a combustão pura e com caixa de velocidades manual para os mercados emergentes, de forma a aumentar a presença global do novo Panda.

Para a Europa, o CEO referiu que fica a aguardar a comercialização do Grande Panda, no Velho Continente, “a dada altura”, com o foco a incidir nas versões eletrificadas, as quais, acredita o gestor, terão mais procura.

O regresso de um ícone, mas com diferenças

O CEO acrescentou que a Fiat optou por um “veículo utilitário” do segmento B, com até 4 m de comprimento, de forma a que este Grande Panda viesse a representar um apelo global.

O Fiat Panda 4x4 que marcou os anos 80 foi um ícone da simplicidade e eficácia fora de estrada, além de muito mais pequeno.

Lançado em 1983, era baseado no Panda original e anunciava um peso 800 kg, combinado com um sistema de tração 4x4 que o tornaram popular pela capacidade de superar os terrenos mais difíceis.

O seu design prático e abordagem minimalista podem ter desaparecido com as gerações seguintes, mas o espírito aventureiro continuou presente até à terceira geração do Panda, que continua a ser vendida.