O Fiat E-Ducato já está disponível para encomenda e os preços são conhecidos. A gama é constituída por furgões de mercadorias e chassis-cabina, que podem receber duas opções de bateria, com autonomias de até 235 e 370 km, respetivamente.
A Fiat Professional iniciou a comercialização da versão elétrica do Ducato, estando previstas as primeiras entregas para o mês de abril.
Para abranger todas as atividades, o Fiat E-Ducato é proposto nos derivativos furgões de mercadorias, com volumes úteis de 10 m3 a 17 m3, chassis-cabina em quatro alternativas de comprimento e transporte de passageiros (panorama).
O Fiat E-Ducato está disponível em duas versões de bateria, com capacidades de 47 kWh e 79 kWh, que proporcionam autonomias de até 235 km e 370 km em ciclo urbano WLTP.
Para recuperar a capacidade da bateria, a marca italiana oferece duas opções de carregamento em corrente alterna - 11 e 22 kW - com possibilidade de carregamento rápido em corrente contínua (DC).
Configuração semelhante às versões de combustão
A Fiat Professional refere que o E-Ducato pode ser configurado como qualquer outro modelo da gama Ducato, construindo o preço e opções, acrescentando aos conteúdos de um veículo de combustão as caraterísticas específicas relacionadas com a eletrificação.
A versão elétrica irá proporcionar performances similares ao modelo equivalente com motor de combustão e um custo total de propriedade equivalente para um período de cinco anos.
A marca refere que para um total de 150 mil quilómetros percorridos, o E-Ducato permite poupar, na utilização real, cerca de 15 mil euros relativamente a uma versão diesel equivalente. Por outro lado, os custos de manutenção de manutenção são 40% inferiores.
Para ajudar os gestores de frota e os empresários em nome individual a descobrir as vantagens do novo E-Ducato e a versão mais adequada para cada atividade, os especialistas da Fiat Profissional e da Stellantis desenvolveram uma ferramenta web funcional, denominada "Pro Fit by E-Ducato".
Disponível em https://profitbyeducato.com/#/login, o utilizador terá de inserir as informações solicitadas, como quilometragem, tipo de percurso, dias e semanas de trabalho, carga média, mix de utilização, temperatura de utilização e slots de carregamento disponíveis.
A nova funcionalidade permitirá a simulação da utilização de uma frota totalmente elétrica para conseguir uma mobilidade urbana e suburbana mais sustentável.
Encomendas abertas
A gama E-Ducato está disponível com preços a partir de 61 mil euros para o furgão com distância entre-eixos média, peso bruto de 3500 kg e volume útil de 10 m3. Por sua vez, o chassis-cabina, com distância entre-eixos média e peso bruto de 3500 kg, é proposto a partir de 59.300 euros.
LEIA TAMBÉM
E-Ducato. Versão elétrica do campeão de vendas da Fiat
Na altura do lançamento, a Fiat Professional oferece cinco anos de manutenção programada e cinco anos de garantia. Por sua vez, a bateria de 47 kWh e 235 km de autonomia beneficia de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros e de dez anos ou 220 mil quilômetros para de 79 kWh de capacidade e 370 km de autonomia.