O Fiat Ducato recebeu uma ligeira atualização exterior e uma profunda renovação interior, passando ainda a oferecer avançados conteúdos tecnológicos, designadamente ao nível da assistência à condução.
Uma ligeira atualização do estilo exterior, uma revisão profunda no interior e a adoção de novas tecnologias de assistência à condução são as principais novidades introduzidas no Fiat Ducato.
Esta é a segunda grande atualização em 15 anos do comercial de grandes dimensões da Fiat Professional, que tem mantido as mesmas caraterísticas desde o lançamento da mais recente geração em…2006.
O Fiat Ducato continua a ser um caso sério de sucesso no seu segmento, tendo sido o modelo mais vendido na Europa no ano passado com 150 mil unidades entregues aos clientes, um crescimento de oito por cento face a 2019. A Fiat Professional considera que este é um sinal de que os clientes ainda gostam da atual geração do Ducato, apesar da sua idade, e esta modernização incidiu sobretudo no campo tecnológico e do conforto.
Em termos de imagem exterior, o renovado Ducato distingue-se pelos novos faróis LED com luzes de circulação diurna, assim como a grelha com o novo logotipo da marca ou as novas placas de proteção inferiores.
A completar a intervenção em termos de estilo, foi introduzida, como cor de lançamento, a tonalidade Cinzento Lanzarote, que sublinha o espírito "aventureiro" do novo Ducato e é especificamente dedicada a clientes do setor recreativo, designadamente autocaravanas.
Profunda renovação do habitáculo
Mais profunda foi a renovação no habitáculo. Os utilizadores passam a dispor do prático sistema Keyless Entry and go para trancar ou destrancar as portas da cabina e do compartimento de carga e para ligar o motor sem chave, a que se junta o travão de estacionamento elétrico para facilitar os movimentos.
O habitáculo passou a contar com o banco de passageiro Eat-and-Work, que se transforma num prático espaço para trabalhar ou tomar refeições, assim como um compartimento para carregar telemóveis por indução, duplas entradas USB-A e USB-C, tomada de corrente de 230V e pára-brisas aquecido por resistência elétrica para rápido descongelamento.
O painel de bordo e o volante também foram redesenhados, enquanto a alavanca da caixa de velocidades também foi revista. Os painéis das portas são mais funcionais e espaçosos, permitindo acomodar objetos de maiores dimensões, enquanto o comando do ar automático também é novo.
LEIA TAMBÉM
Fiat Ducato poderá ter motorização microhíbrida ou a hidrogénio
Os bancos receberam um novo enchimento para proporcionar um maior conforto aos utilizadores. O condutor tem ao seu dispor um novo painel de instrumentos digital que funciona em conjunto com os ecrãs do infoentretenimento de 7" e 10", localizados na consola central e compatíveis com Apple CarPlay ou Android Auto.
Condução autónoma de nível 2
No capítulo mecânico, os motores evoluíram para cumprirem a norma Euro 6D-Final. O bloco diesel MultiJet3 é proposto nos níveis de potência de 120 cv, 140 cv, 160 cv e 180 cv com caixa manual de seis velocidades, sendo que as motorizações de 140 cv, 160 cv e 180 cv podem ser associadas a uma transmissão automática de nove relações.
A Fiat Professional também substituiu a direção assistida hidráulica convencional por um sistema com assistência elétrica, que permitiu a introdução de novos sistemas eletrónicos de auxílio à condução, inclusivamente autónoma de nível 2.
Entre as tecnologias introduzidas destacam-se o Adaptive Cruise Control com Stop & Go, Assistência de Manutenção da Faixa, Assistente de Ventos Laterais, Assistente de Controlo de Estabilidade do Reboque e Assistente de Estacionamento Ativo.