Fiat Ducato foi o comercial mais vendido na Europa em 2020

O Fiat Ducato foi o veículo comercial ligeiro mais vendido da Europa em 2020, com mais de 150 mil unidades matriculadas.

Numa altura em que se prepara para assinalar o seu 40º aniversário, o Fiat Ducato foi o veículo comercial ligeiro mais vendido da Europa em 2020, com mais de 150 mil unidades matriculadas, que correspondeu a uma quota de mercado de 20,5%.

O Fiat Ducato foi o comercial ligeiro mais vendido no mercado europeu em 2020, com mais de 150 mil unidades matriculadas, um aumento de 7,6% face ao ano anterior. A taxa de penetração foi de 20,5%, um crescimento de 3% num cenário de mercado em queda.

O Ducato foi o comercial ligeiro mais vendido na Europa em 2020 - considerando todos os segmentos - e não apenas na categoria dos comerciais de grandes dimensões (large vans), onde lidera desde 2014. O modelo da Fiat Professional também foi líder incontestado em 13 países.

Este resultado histórico do Fiat Ducato foi alcançado numa altura em que este modelo se prepara para assinalar o seu 40º aniversário.

Apresentado em 1981 tornou-se num dos veículos comerciais ligeiros mais populares na Europa, com mais de três milhões de unidades vendidas. O seu sucesso deve-se não só à versatilidade e aos reduzidos custos de exploração, mas também à sua robustez e elevada fiabilidade.

Quando foi lançado, o Ducato foi protagonista da revolução no segmento dos grandes furgões, graças à tração dianteira, ao volume útil de carga. Logo na primeira geração, o Ducato distingiu-se junto dos profissionais pela sua simplicidade de utilização.

Mais de dez mil variantes

A produção teve início em 1981 na fábrica da Sevel (Società Europea Veicoli Leggeri), localizada em Val di Sangro, Itália. Ainda hoje, este modelo sai da linha de montagem daquela unidade, que é a maior fábrica do mundo de furgões de dimensões médias e grandes.

Ao longo da sua história, o Ducato foi recebendo diversas evoluções e a gama também foi sendo ampliada. Atualmente está disponível em mais de dez mil variantes, sendo comercializado em mais de 80 países. Além disso, as numerosas versões de carroçaria e a eficiência do chassi tornaram-no o preferido dos carroçadores de veículos destinados a usos especiais e a autocaravanas. 

LEIA TAMBÉM
E-Ducato. Versão elétrica do campeão de vendas da Fiat

No ano em que assinala o 40º aniversário, o Fiat Ducato vai ser comercializado numa versão elétrica, sendo proposto em duas alternativas de bateria, que oferecem uma autonomia entre 200 e mais 330 quilómetros. 

O Ducato BEV estará disponível em todas as variantes de carroçaria, com o mesmo volume útil do Ducato tradicional, entre 10 m3 e 17 m3, e a melhor capacidade de carga do mercado, até 1950 kg.