Fiat Doblò. Nova geração chega com base conhecida

A Fiat Professional anuncia uma nova geração do Doblò que utiliza uma base bem conhecida e utilizada por outros comerciais compactos

A Fiat Professional anuncia uma nova geração do Doblò que utiliza uma base bem conhecida de outros comerciais compactos do Grupo Stellantis. Logo no lançamento estará disponível a versão elétrica que complementa a oferta das motorizações diesel e gasolina.

Era uma questão de tempo até a Fiat Professional lançar uma nova geração do comercial compacto Doblò recorrendo à mesma plataforma EMP2 ou K9 utilizada por outros modelos do grupo Stellantis e não só: Citroën Berlingo, Opel Combo, Peugeot Partner e Toyota Proace City. 

Além das motorizações tradicionais de combustão interna e à semelhança dos seus primos do Grupo Stellantis, o novo Fiat Doblò Cargo também estará logo disponível numa versão elétrica, denominada E-Doblò.

Fiat Doblò Cargo 2022
Fiat Doblò Cargo 2022

A oferta do Doblò assenta em dois comprimentos de carroçaria - curto e longo - e duas configurações diferentes, furgão e combi de passageiros. 

Magic Cargo

O derivativo de mercadorias com maior distância entre-eixos oferece um volume útil de carga de 4,4 m3, graças à funcionalidade Magic Cargo. Esta última possibilita um aumento de 0,5 m3 no volume útil e permite transportar objetos longos como tubos ou escadas até 3,4 metros de comprimento.

O Magic Cargo permite ainda levantar o banco do lado do passageiro e utilizar o espaço por baixo para transportar caixas ou objetos frágeis. Por outro lado, as costas do banco do meio da versão de três lugares podem ser transformadas numa mesa de bandeja rotativa, servindo, assim, o Doblò Cargo como escritório móvel.

A versão Combi de 5 lugares consiste num veículo misto de mercadorias com lotação para cinco passageiros e com longa distância entre eixos, que oferece uma modularidade única entre os bancos e o espaço de carga, graças a uma antepara deslizante, solução que permite modular o espaço de carga ou utilizar o banco de passageiros conforme necessário.

Combustão ou elétrico

No capítulo mecânico, o Dobló é proposto em duas motorizações diesel de 1,5 litros com 100 cv e 130 cv, uma a gasolina de 1.2 litros e uma elétrica com motor de 100 kW e bateria de 50 kWh. A autonomia anunciada para o E-Doblò é de 280 quilómetros. 

A versão elétrica do Fiat Doblò possui o denominado "Modo de Carregamento Rápido" até 100 kW para permitir recuperar até 80% cento da capacidade da bateria em apenas 30 minutos.

LEIA TAMBÉM
Fiat Professional renova gama de comerciais com o Scudo

Em função das necessidades, o utilizador tem ao dispor três modos de condução diferentes: Normal, Eco e Power. Cada um modifica a resposta de condução do veículo, melhorando e otimizando o seu desempenho: o modo "Normal" é recomendado para a condução em condições normais; o "Eco" melhora a economia de combustível e o "Power" melhora a potência de pico do veículo.

A introdução do pack de baterias não provocou quaisquer alterações estruturais no E-Doblò continuando disponíveis as mesmas dimensões, funcionalidades e configurações da versão furgão equipada com motores de combustão interna.

Assistência à condução

A nova geração do Doblò passa igualmente a contar com avançados sistemas de assistência à condução, disponíveis em opção no furgão, como o reconhecimento automático de sinais de trânsito, travagem de emergência ativa, assistente de manutenção na faixa de rodagem, alerta de atenção ao condutor.

Para proporcionar o melhor desempenho e tração em todas as condições de circulação, como neve, lama ou areia, o Doblò, na sua versão furgão, está equipado com o sistema Grip Control, enquanto o sistema Controlo de Estabilidade com Auxiliar em Subidas (Hill Descent Control) permite o controlo no caso de inclinações superiores a 3%.

Os novos Doblò e E-Doblò serão produzidos na fábrica da Stellantis de Vigo, em Espanha, beneficiando dos efeitos de escala.