Numa altura em que este é já tema de conversa em redor do fabricante italiano, a Fiat acaba de apresentar, não um, mas cinco novos concepts, que deverão dar origem a toda uma nova gama de modelos mais acessíveis. Na base dos quais está, nada mais, nada menos, que o próximo Panda, uma proposta irreverente e 100% elétrica, entre muitas outras coisas…
O desvendar destes cinco novos concept acontece, de resto, no mesmo dia em que o Salão Automóvel de Genebra volta a abrir portas na Suíça, depois de uma longa ausência que começou por ter origem na pandemia de COVID-19. Mas em cuja edição de 2024 a Fiat decidiu não marcar presença, preferindo apresentar estas novidades, não na suíça Genebra, mas na localidade italiana de Ginevra, na comuna de Castenedolo.
Dados a conhecer através de um vídeo apresentado pelo próprio CEO da Fiat, Olivier François, estes novos concepts são não apenas o antever de um novo modelo, mas o primeiro passo de uma nova etapa na existência da marca italiana. Etapa marcada por uma nova filosofia - "a funcionalidade nunca deve existir sem a diversão", é o mote -, assim como uma nova linguagem de design, na base da qual está uma única plataforma, apta a adoptar as mais diferentes motorizações - elétrica, híbrida e térmica.
De resto, a Fiat deixa, desde já, a garantia, de que, o primeiro produto desta nova geração de veículos, será revelado já no próximo mês de julho, seguindo-se, a partir daí, o desvendar de um novo modelo, todos os anos, até 2027.
O 'Mega Panda'
Quanto aos cinco concepts agora desvendados, a Fiat começa a sua apresentação com aquilo que designa de um novo 'City Car', proposta maior que o atual Panda e por isso descrito como uma espécie de 'Mega Panda', para o qual o fabricante diz ter ido buscar inspiração ao icónico edifício Lingotto, em Turim, conhecido pela sua leveza estrutural, optimização do espaço e brilho. Mas também pela forma oval da "La Pista 500", literalmente uma pista no telhado do edifício, cuja imagem de marca encontra expressão nalguns aspectos do interior, promete a marca.
Apontado ao segmento B e com muitos pontos de contacto (técnico) com o novo Citroën C3, este 'Mega Panda' não esconde, igualmente, a aspiração de replicar alguns dos maiores atributos do atual Panda 4x4, como é o caso da maior altura ao solo e de uma imagem assumidamente robusta.
A 'Pick-Up' e o 'Fastback'
Quanto ao segundo concept, assume não só as formas, como também o nome, de Pick-Up, com a justificação a residir no sucesso que a Fiat Strada há muito conhece nos mercados da América do Sul e, nomeadamente, no Brasil. Sendo que, também no caso deste estudo, a sua suposta utilização não se limita a ambientes de trabalho, mas abarca igualmente o lazer e a utilização em cidade.
Igualmente inspirado noutros dois grandes sucessos da marca italiana, o "brasileiro" Fiat Fastback e o Fiat Tipo comercializado no Médio Oriente e África, surge o terceiro concept, de nome, precisamente, 'Fastback'. E que a Fiat pretende afirmar através de um toque mais desportivo, mercê não somente do dinamismo da silhueta, como também de um desempenho conseguido com consumo baixo. Além da modernidade e juventude resultantes da postura SUV.
O 'Giga Panda' e o 'Camper'
No entanto, genuinamente SUV, promete ser o quarto concept, a que a Fiat deu o nome, precisamente, de 'SUV', e que se assume como um SUV familiar "espaçoso", "uma espécie de 'Giga-Panda'", na linguagem da marca italiana. E que, prometendo espaço e robustez às famílias, parece querer assumir-se como um rival directo do Dacia Duster, até por questões de posicionamento… e preço.
Finalmente e como quinto e último concept, o 'Camper', antevisão daquilo que poderá ser "o derradeiro veículo 'do-it-all'", ou seja, uma espécie de "faz-tudo", ao procurar conjugar um novo estilo de 'dolce vita', com o reforço da ligação entre as pessoas e à própria Natureza. Ressuscitando, para isso, o conceito de 'Fun-ctionality' do Panda dos anos 80.
Um vislumbre do futuro
"A FIAT é uma marca global, com 1,3 milhões de automóveis vendidos no ano passado e uma sólida liderança em muitas partes do mundo. O nosso próximo passo nesta competição global será a transição de produtos locais para uma oferta global, que possa beneficiar todos os nossos clientes em qualquer parte do mundo.", afirma o CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis.
"Estamos entusiasmados por partilhar este vislumbre do nosso futuro; na verdade, um futuro muito próximo, uma vez que o primeiro automóvel será apresentado dentro de quatro meses no âmbito das celebração do 125º aniversário da marca. A esse automóvel seguir-se-á um novo modelo todos os anos", conclui Olivier François.