Cumprido o primeiro passo rumo à eletrificação de toda a sua gama, com a apresentação da nova geração 500 agora elétrica, a FIAT não deverá, contudo, ficar por aqui. A caminho está um segundo compacto, elétrico, e baseado no Centoventi Concept, apresentado no Salão de Genebra 2019.
A informação acaba de ser avançada pelo britânico AutoExpress, com base em declarações do presidente da FIAT, Olivier François.
Segundo este responsável, o novo modelo, 100% elétrico, terá por base a mesma tecnologia do 500 elétrico, embora, em termos de posicionamento, se anuncie mais acessível e inspirado no Panda.
LEIA TAMBÉM
Novo FIAT 500 apresentado. O charme renovado… em modo 100% elétrico
"Mostrámos o nosso outro elétrico, o nosso bebé urbano, durante o Salão Automóvel de Genebra e é nele que estamos a trabalhar; pois, ao contrário do que alguns pensaram, não se tratou de um mero estudo de design. Trata-se, sim, de uma outra abordagem ao Veículo Elétrico", afirmou, em declarações à AutoExpress, Olivier François.
"Quando investimos no desenvolvimento de uma nova plataforma, assim como numa arquitectura elétrica totalmente nova, nunca é para um só modelo, mas sim para dar origem a vários", acrescentou o mesmo responsável, assumindo que, "aliás, normalmente, é sempre utilizada no maior número de novas propostas possível, assim como pelas diferentes marcas do grupo, de forma a rentabilizar o investimento".
Mais espaço, mais mala
Prometendo uma estética exterior muito parecida à do concept, à excepção, talvez, do portão traseiro, o qual deverá apresentar uma configuração bem mais tradicional, o Centoventi versão de produção deverá distinguir-se igualmente por uma postura bem mais funcional e não tão fashion statement, como acontece no 500. Oferecendo também mais habitabilidade, além de mais espaço de carga que no 500.
De resto, num habitáculo promissoramente minimalista, o acentuar de uma certa faceta tecnológica, muito por culpa da opção por um generoso ecrã de 20 polegadas colocado na horizontal e a integrar um painel de instrumentos 100% digital, além do ecrã táctil parte do sistema de info-entretenimento – uma solução, de certa forma, um pouco à imagem daquilo que já existe na Mercedes…
Embora ainda sem data de apresentação ou lançamento, o mais certo é que a versão de produção do irmão mais acessível, mas também elétrico, do 500, surja, o mais tardar, dentro de dois anos. A ver vamos…