Equipamentos imprescindíveis em qualquer veículo elétrico, que vulgarmente acomodamos num saco ou mala na bagageira, mas que e também por esse motivo, correm o risco de ficar esquecidos... ou sujos, os cabos de carregamento das baterias vão deixar de ser um problema na Fiat!
A "revolução" promete começar já no novo Grande Panda, avança a Autocar, modelo com chegada prevista ao mercado durante o último trimestre de 2024.
Ao contrário dos elétricos da marca italiana já em comercialização, o futuro segmento B dispensará os cabos independentes, optando, antes e para o dia-a-dia, por um cabo extensível de arrumação em espaço próprio, colocado por detrás da grelha frontal do veículo.
No entender da Fiat, trata-se de "reinventar" a forma como é feito o carregamento das baterias nos veículos elétricos, nomeadamente, tornando mais fácil e limpo, todo o processo.
"Basicamente, estamos a propor uma solução que impede o cabo de carregamento de, por exemplo, ficar sujo de lama", afirma, em declarações reproduzidas pela mesma publicação, o CEO da casa-mãe Stellantis, Carlos Tavares.
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"A verdade é que temos todos estes automóveis fantásticos, cheios de tecnologia, óptimos materiais, belos acabamentos, e, a primeira coisa que fazemos [quando chega o momento de carregar um veículo elétrico], é atirar o cabo para o chão, correndo o risco de ficar todo o sujo, mesmo tendo de, em seguida, voltar a colocá-lo no porta-bagagens. É tudo menos alta tecnologia", comenta o gestor português, defendendo que, "basta olhar, por exemplo, para os aspiradores, para percebermos que eles encontraram uma solução muito melhor".
Como forma de combater esta situação, o novo Panda trará, assim e pela primeira vez, um cabo AC integrado, capaz de carregar a velocidades de até 7,4 kW, permitindo, dessa forma, repor energia suficiente na bateria de 44 kWh, com uma autonomia máxima de 320 km, para mais 190 km, com cerca de 4 horas e 10 minutos de ligação à tomada.
Carregamento rápido sem solução
Infelizmente e por razões exclusivamente técnicas (mais concretamente, o nível de aquecimento que o processo regista), esta solução de cabo extensível não pode ser utilizada para carregamentos rápidos, que o Grande Panda também admitirá.
Nesse caso, a solução proposta é utilizar um outro cabo, amovível, para ligar a uma outra porta de carregamento DC, posicionada na lateral do veículo, e que admite velocidades de carga até 100 kW. O que também será a única forma de recuperar dos 20 aos 80% da capacidade total da bateria, em menos de 30 minutos.
Ainda para 2024
A terminar, recordar que o Grande Panda deverá chegar aos mercados europeus ainda durante o presente ano, não apenas com motorização 100% elétrica, como também com um trem de força Mild Hybrid, com 101 cv de potência.
Quanto a preços e embora estes ainda não estejam totalmente fechados, as previsões da Fiat são de que a versão elétrica possa vir a estar disponível por menos de 25 mil euros, enquanto o Mild Hybrid deverá superar, ligeiramente, os 20 mil euros.