Fiat 600e. Chega em outubro e até já tem preços!

O Fiat 600e chega em outubro, com motor elétrico de 156 cv e 400 km de autonomia, sendo que também já tem preços.

O novo Fiat 600e já pode ser encomendado. De regresso a um segmento que tão bem conhece (B), o construtor italiano apostou na simplicidade. Uma motorização e dois níveis de equipamento. As primeiras unidades devem chegar a Portugal no início de outubro.

Depois de um primeiro teaser revelado em meados de junho, a Fiat apresentou o novo 600 com a devida pompa e circunstância. O evento teve lugar nas instalações históricas de Lingotto, em Turim, com a presença do estado-maior da Fiat.

Pormenor dos estofos em pele do Fiat 600e
O nível de equipamento La Prima conta com estofos em couro

Apesar de ter sido possível sentar ao volante do novo B-SUV do construtor transalpino, as informações ainda são escassas. O início da comercialização vai ser feito apenas com uma motorização elétrica e dois níveis de equipamento: Red (36 350 €) e La Prima (41 350 €). Nada mais simples.

Primeiro elétrico. Depois híbrido ligeiro

Ao Fiat 600e juntar-se-á, no início de 2024, uma versão híbrida ligeira. Esta deverá ter por base um bloco 1.2 de três cilindros a gasolina. A potência rondará os 100 cv e a transmissão deverá ser manual.

Desenvolvido sobre a arquitetura e-CMP2 da Stellantis, que partilha com o Jeep Avenger, o Peugeot 2008 e o Opel Mokka, o Fiat 600e tem 4,17 metros de comprimento. O interior foi pensado para cinco ocupantes, mas o túnel central volumoso aconselha a não transportar mais de quatro adultos.

Bancos traseiros do Fiat 600e
O espaço nos lugares traseiros é adequado. O túnel central rouba espaço ao passageiro do meio

O espaço nos bancos traseiros pareceu adequado – no meio de dezenas de jornalistas não foi possível chegar a grandes conclusões. Ao contrário do que acontece com outros modelos construídos sobre arquiteturas multienergia, há espaço para os pés sob os bancos dianteiros.

Estilo crossover

As costas dos bancos posteriores rebatem de forma a ampliar os 360 litros da mala. Esta tem portão com movimento automático e espaço para os cabos de carregamento sob o piso.

A posição de condução é elevada como se espera de um crossover, ainda que o Fiat 600 não seja assumido como tal, apesar das proteções de plástico na zona inferior da carroçaria o sugerirem.

A instrumentação é totalmente digital sendo complementada por um ecrã tátil central.

Chega em outubro

Não falta integração sem fios com Apple CarPlay e Android Auto. O carregador também dispensa cabos.

A segurança não foi menosprezada, incluindo as funcionalidades de assistência necessárias para atingir o nível dois de condução autónoma.

No início de outubro, o Fiat 600e vai chegar com o conhecido motor elétrico de 156 cv da Stellantis.

A bateria de iões de lítio e 54 kWh (52 kWh úteis) promete 400 km de autonomia, que podem chegar aos 600 km em ambiente urbano.

Pormenor do compartimento da consola central do Fiat 600e
O compartimento da consola central tem uma cobertura dobrável ao estilo do Jeep Avenger