De forma até algo discreta, a Fiat acaba de mostrar o seu novo modelo elétrico, o 600, através de um vídeo oficial. Sendo que e quanto ao lançamento, tudo aponta para que aconteça ainda durante o verão de 2023.
Mostrado, pela primeira vez, através de um vídeo dedicado ao Encontro Mundial da Fraternidade 'Not Alone', em pleno Vaticano, e que a Fiat patrocinou, disponibilizando uma frota de veículos elétricos, o Fiat 600 confirma, nestas imagens, o alinhamento estilístico com aquela que é a linguagem de design estreada no 500e.
A mesma tentação reflete-se, de resto, também no interior, através de um ambiente de aspecto minimalista, do qual se destaca um painel de instrumentos redondo, além de ecrã central, construído na horizontal e parte do sistema de infoentretenimento, destacado do tablier.
Ainda sobre o modelo, que embora concebido primordialmente como uma proposta 100% elétrica, também poderá vir a contar, nalguns mercados seleccionados, como a Itália, com uma motorização a combustão, é preciso referir que não se destina a substituir o atual 500X. Proposta que, além de ser um pouco maior, parece ter já a sua continuidade, mas num percurso paralelo ao deste novo 600.
Elétrico… e com 1.2 a gasolina
Quanto o trem de força elétrico deste B-SUV, notícias apontam no sentido de que venha a recorrer à mesma base rolante e sistema elétrico do "primo-direito" Jeep Avenger e que, de resto, também já está presente noutros modelos de marcas do grupo Stellantis.
LEIA TAMBÉM
Abarth Classiche assinala 100 anos de Monza com Fiat 500 restaurado
Assim e embora a Fiat nada avance de forma oficial, o mais certo é que o 600 elétrico venha a recorrer a uma configuração de um só motor elétrico, a debitar 156 cv e 260 Nm, apoiado por uma bateria de 54 kWh.
Já quanto à variante a combustão, a escolha deverá recair num 1.2 três cilindros Turbo a gasolina, a anunciar 100 cv, e acoplado a caixa manual.
Para julho
Sobre a estreia do modelo e embora nada tenha sido ainda avançado de oficial, algumas notícias apontam a possibilidade de tal acontecer a 4 de julho, data em que o "irmão" 500 comemora o seus 65.º aniversário.