Para quem ainda não está preparado para a transição para a mobilidade elétrica, a Fiat propõe uma versão híbrida do 600, que combina um motor de combustão de três cilindros com um sistema micro-híbrido de 48V.
Após a revelação do elétrico 600e, a Fiat revelou a versão híbrida do mesmo modelo, que combina um motor de três cilindros a gasolina de 1,2 litros com 100 cv e um pequeno motor elétrico com 29 cv.
A Fiat refere que esta variante se destina aos mercados onde a transição para a mobilidade elétrica decorre a uma velocidade mais lenta e consiste numa alternativa de combustão eletrificada face ao Fiat 600e.
O sistema de propulsão elétrico está alojado na caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e permite ao Fiat 600 Hybrid circular a velocidades até 30 km/h em modo elétrico. Todavia, a essa velocidade a autonomia da bateria de iões de lítio de 48V é de apenas um quilómetro.
A performance do motor de combustão é apoiada no arranque e o seu desempenho é otimizado, atenuando o efeito de atraso na resposta do turbo e garantindo uma resposta imediata à pressão no pedal do acelerador.
Modo elétrico até 20 km/h
A Fiat refere que aquela tecnologia micro-híbrida permite ao utilizador usufruir de uma condução suave e elétrica, não só quando se desloca na cidade a menos de 20 km/h, mas também em estradas urbanas e rurais, bem como em autoestradas, quando o condutor liberta o pedal do acelerador em condições estabilizadas ou em descidas.
O 600 Hybrid acelera dos 0 aos 100 km/h em 11 segundos. Além disso, o motor pode ser usado para fazer uma série de pequenas deslocações para a frente sem pressionar o acelerador como, por exemplo, num congestionamento de trânsito (e-queueing) ou em manobras de estacionamento (e-parking) sem gastar combustível, recorrendo ao motor elétrico.
A Fiat reivindica que o sistema de arranque por correia assegura uma transição silenciosa e eficaz entre o motor de combustão interna e o motor elétrico. A combinação com o ciclo de combustão Miller permite ao 600 Hybrid otimizar o consumo de combustível e baixar as emissões até 15% em comparação com um motor de combustão interna puro com transmissão automática. Em termos de emissões, a marca aponta para valores entre 110 a 114 g/km, mas o processo ainda está em homologação.
Dois níveis de equipamento
À semelhança do Fiat 600e, o 600 Hybrid tem um comprimento de 4,17 metros e oferece até 15 litros espaço para guardar objetos no habitáculo, ao que se juntam mais 385 litros na bagageira.
O interior da versão de entrada do Fiat 600 Hybrid conta com bancos exclusivos em tecido reciclado com detalhes em branco e um painel frontal do painel de bordo em plástico de base biológica em preto mate.
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O habitáculo dispõe ainda de um HMI dedicado com uma cor específica para o fluxo de energia Powermeter, patilhas para mudanças manuais de velocidade e o e-Auto OFF para parar a inibição do motor de combustão através do ecrã do rádio. No nível de equipamento La Linea está presente a tecnologia de condução assistida de Nível 2.
O Fiat 600 Hybrid estará disponível em mercados como Itália, com preços a partir de 24.950 euros.