Depois de já ter feito o mesmo com os seus modelos mais pequenos, como o Panda ou o 500, eis que a Fiat estende a eletrificação ao 500X e Tipo, com a introdução de uma motorização Mild-Hybrid. Iniciativa que, destaque-se, torna a gama da marca italiana completamente electrificada.
Tal como outros construtores preocupados com o cumprimento das normas europeias, as quais impõem valores cada vez mais baixos, também a Fiat procura baixar a média de emissões da sua gama na Europa. Sendo que, depois de já ter dotado, tanto o Panda, como o 500, com soluções Mild-Hybrid de 48V, a marca de Turim estende, agora, esta mesma solução, ao Tipo e ao 500X.
De acordo com a Carscoops, esta solução híbrida é a mesma já apresentada, há cerca de um mês, no Jeep Renegade e Compass. Ou seja, trata-se de um motor de 1,5 litros Turbo, com 128 cv, auxiliado por um motor eléctrico, a garantir mais 20 cv e 55 Nm de binário. Conjunto que surge, depois, associado a uma nova caixa automática de sete velocidades, de dupla embraiagem.
Desta forma, tanto o Tipo Hybrid, como o 500X Hybrid, completam o clássico arranque de 0 a 100 km/h, em 9 e 9,4 segundos, respectivamente.
Apesar de entrar na categoria Mild-Hybrid, dado recorrer a uma solução de 48V, tanto o 500X Hybrid, como o Tipo Hybrid, conseguem andar 47% do tempo sem usar o motor de combustão. Chegando, mesmo, a 62% do tempo, quando em cidade.
LEIA TAMBÉM
Começa já em 2025. Fiat torna-se uma marca exclusivamente elétrica até 2030
Segundo a Fiat, é possível arrancar, estacionar e até conduzir apenas com o motor eléctrico, para além do sistema recuperar energia para a bateria de 15 kW, durante a desaceleração e travagem.
Também graças a este sistema, os consumos citadinos conseguem ser inferiores aos da versão 1.6 turbodiesel, assegura o fabricante.
Poucas alterações estéticas
A nível estético, pouco separa estas propostas do Tipo e 500X já existentes, com ambas a receberem, apenas e como novidade, a sigla Hybrid inscrita no portão da bagageira, sendo que ambas poderão ainda ser configuradas na versão RED, com exterior vermelho, interior em preto, e pormenores em vermelho, além de símbolos específicos.
O 500X Hybrid contará, ainda, com um novo emblema frontal, parte integrante das alterações do modelo para 2022, ao passo que, o Tipo Hybrid, estará também disponível, com esta motorização híbrida, na versão SW Cross, de ar mais offroad.
Chegam em Abril
As primeiras unidades híbridas destes dois modelos devem começar a chegar aos concessionários a partir de Abril, sendo que, de 2023 em diante, a Fiat iniciará um processo durante o qual irá revelar um novo eléctrico por ano. Objectivo: chegar a 2027 com uma gama sem motores de combustão.