Depois das notícias segundo as quais a FCA se prepara para lançar, através de três das suas marcas, mais três SUV no mercado, eis que a Fiat se prepara, também, para surpreender... mas com um descapotável. Mais concretamente, a variante Cabrio do 500X!
Potencial rival do Volkswagen T-Roc Cabrio, o Fiat 500X Cabrio terá sido anunciado internamente, ainda durante o mês de Dezembro de 2020, num encontro com fornecedores de que a Automotive News Europe terá tido conhecimento. Intenção que a publicação terá, entretanto, confirmado, igualmente, junto de fontes próximas de todo o processo.
Segundo estas mesmas fontes, o 500X Cabrio deverá ser desvendado ainda em 2021, lá mais para o final do ano, sendo que, para já, a marca italiana procura avançar com o projecto, minimizando, ao máximo, os custos.
Para tal, as medidas passarão por uma solução idêntica à do 500C, ou seja, mantendo toda a estrutura, à excepção do tejadilho. O qual será substituído por uma capota de lona, recolhível eletricamente, muito provavelmente, até ao portão traseiro.
Assim e ao contrário do que a Volkswagen fez relativamente ao T-Roc, "cortando" todo o tejadilho e transformando obrigatoriamente o SUV numa variante de apenas duas portas, a Fiat enverederá, no caso 500X Cabrio, por uma solução bem mais simples, mantendo inclusivamente a configuração de quatro portas.
LEIA TAMBÉM
Novo Fiat 500 X Sport – o 'ponta de lança' da gama (vídeo)
Aliás e segundo avança, também, a AutoNews, a variante descapotável do 500X apresenta, ainda, uma outra vantagem, no que à redução de custos diz respeito, já que poderá ser - e será! - produzida na mesma linha de montagem das versões com carroçaria integral, no sul de Itália. Onde, aliás, também são montados o Jeep Compass e Renegade, inclusivamente, as suas versões híbridas plug-in (PHEV), 4xe.
De resto, o próprio 500X tem já prevista a adopção, ainda durante este ano, de uma variante Mild-Hybrid, destinada a ajudar a Fiat a cumprir os cada vez mais rígidos limites de emissões.
De parte, parece continuar, contudo, a possibilidade de uma variante mais desportiva do 500X, a qual chegou a ser antevista há alguns anos, chegando mesmo a ser testada com três motores diferentes. Dois deles, provenientes do Abarth 595 e 695, ao passo que, o terceiro, com origem no Alfa Romeo 4C - nada mais, nada mais, que o bloco de 240 cv e 350 Nm de binário.
No entanto e porque nada avançou, para já, com imagem desportiva, só mesmo o 500X Sport...