Novo FIAT 500 apresentado. O charme renovado… em modo 100% elétrico

A nova geração FIAT 500 acaba de ser apresentada, 100% elétrica, com uma autonomia anunciada de 320 km! Apenas uma das muitas novidades que encerra...

Modelo hoje em dia incontornável na oferta da marca italiana, o FIAT 500 prepara-se para entrar numa nova fase da sua existência - vai passar a ser também elétrico, com uma autonomia anunciada de 320 km! Ainda assim, apenas uma das muitas novidades desvendadas com a apresentação da terceira geração, em Milão, Itália…

Lançado em 2007, a verdade é que era já longa a existência daquele que também fica para a história como o FIAT 500 do século XXI. E, embora os resultados comerciais continuassem a justificar o prolongar do seu ciclo de vida, há muito que se esperava a chegada de um novo 500!

LEIA TAMBÉM
Fiat 500 e Panda micro híbridos chegam em Março. A prometer 3,9 L/100 km

Contudo, é caso para dizer que desiludidos terão ficado aqueles que, apoiados nos cerca de 13 anos que fórmula inicial já levava, acreditavam que a terceira geração do 500 (a primeira surgiu há 63 anos…) seria uma reinvenção do modelo; nada disso! Aliás, a FIAT acabou mesmo por tomar aquela que será, pelo menos em nossa opinião, a melhor opção – mesmo tratando-se de um carro novo, manteve as linhas mestras do antecessor e que tão bons resultados tiveram ao longo de mais de uma década.

O primeiro... e o último - mais adulto, o novo FIAT 500 promete continuar a cativar corações
O primeiro... e o último - mais adulto, o novo FIAT 500 promete continuar a cativar corações

Desta forma, mantém-se a estética exterior arredonda e fortemente personalizada, claramente identificada com o antecessor, mas que, ainda assim, continua atrativa, moderna e com o tão apreciado toque "retro". Além de, com uma série de novos pormenores, como é o caso dos faróis bipartidos, a anunciar a evolução.

Igualmente alteradas, foram as dimensões exteriores, com o novo 500 a apresentar-se seis centímetros mais comprido e mais largo, mantendo-se, contudo, as carroçarias – tal como já acontecia com o antecessor, também a nova geração estará disponível, tanto numa versão 3 portas, como numa variante descapotável. Mantendo esta última a opção pelo tecto de lona, a correr sobre arcos laterais fixos.

Totalmente renovado por dentro, o novo FIAT 500 apresenta, agora, um ambiente mais limpo e tecnológico
Totalmente renovado por dentro, o novo FIAT 500 apresenta, agora, um ambiente mais limpo e tecnológico

Novo também por dentro

Mas se, por fora, o novo FIAT 500 até poderá passar despercebido aos (muito) distraídos, já por dentro, no interior do habitáculo, é impossível não repararmos num ambiente totalmente novo, graças, desde logo, a um tablier totalmente novo e com um novo ecrã táctil de 10,25" e formato 16:9, colocado ao centro. E que é também o primeiro sinal da introdução do novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5.

Novidade que, refira-se, o 500 estreia no seio do grupo FIAT, e que se destaca pelos novos menus interativos, a compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, e, principalmente, a disponibilização de um assistente capaz de dialogar com os ocupantes.

O novo FIAT 500 é primeiro modelo da marca a ostentar o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5
O novo FIAT 500 é primeiro modelo da marca a ostentar o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5

Melhor, anuncia-se, também, o espaço interior, e que, segundo a marca, terá crescido.

Arrivederci, combustão; Ciao, motor elétrico!

Maior novidade é, sem dúvida, a revolução operada pela FIAT nas motorizações do seu pequeno citadino, a qual, nesta nova geração, dispensa os motores de combustão, para passar a ser exclusivamente elétrico!

LEIA TAMBÉM
Fiat 500 e Panda agora em versão híbrida

Aproveitando também o facto de contar com uma plataforma nova, o novo 500 passa assim a envergar um motor elétrico capaz de garantir uma potência de 87 kW, ou seja, pouco menos de 120cv, alimentado por um pack de baterias de 42 kWh. Com o qual, garante a marca italiana, o 500 consegue cumprir, já segundo o ciclo WLTP (mas ainda sujeito a homologação), até 320 km com uma única carga.

Nesta terceira geração exclusivamente elétrico, o novo FIAT 500 anuncia uma autonomia de 320 km, já segundo o novo ciclo WLTP
Nesta terceira geração exclusivamente elétrico, o novo FIAT 500 anuncia uma autonomia de 320 km, já segundo o novo ciclo WLTP

Quanto a prestações, o anúncio de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 10 km/h em 9,0 segundos, assim como de uma velocidade máxima de 150 quilómetros. Valores que não serão, propriamente, um cartão de visita capaz de impressionar, ou, pelo menos, não tanto quanto a possibilidade de fazer carregamentos em postos de carga rápida com potências até 85 kW. Opção que permite ao 500 carregar energia suficiente para 50 km em apenas 5 minutos, ou então 80% da bateria, em cerca de 35 minutos.

De resto e a reforçar os argumentos deste novo FIAT 500, no momento em que chegará ao mercado (algo que deverá acontecer ainda durante o ano de 2020, embora a marca italiana não tenha avançado qualquer data…), surge a oferta, com a já prometida versão especial de lançamento, de uma wallbox doméstica de 3 kW, embora capaz de optimizar a potência até 7,4 kW, garantindo dessa forma um restabelecimento total da carga nas baterias, em 6 horas. Além disso, o modelo é ainda fornecido com um cabo Modo 3 para carregamento na rede pública.

Evoluído tecnologicamente, o novo FIAT 500 é também o primeiro modelo do segmento a dispor de sistemas de condução autónoma de Nível 2
Evoluído tecnologicamente, o novo FIAT 500 é também o primeiro modelo do segmento a dispor de sistemas de condução autónoma de Nível 2

Três modos de condução… e Nível 2 de autonomia

Novidade é também a presença de um sistema de modos de condução, com três opções: Normal, Range e Sherpa. Com este último a ter como principal preocupação a otimização da energia existente nas baterias, procurando reduzir o consumo ao mínimo - por exemplo, diminuindo a resposta do acelerador e velocidade máxima permitida para 80 km/h, além de desativando os sistemas de ar condicionado e aquecimento dos bancos… - , para assim garantir a chegada ao destino.

LEIA TAMBÉM
Conduzimos o 500X com os novos motores

Já o modo Normal, é aquele que mais se aproxima, na condução, de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo "Range" ativa a função "one-pedal-drive", permitindo ao condutor conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. Como? Porque, sempre que o condutor levanta o pé do acelerador, é quase como se se tivesse carregado no pedal do travão; ainda que seja sempre necessário travar, para imobilizar totalmente a viatura!

Já disponível para encomenda, ainda que apenas na edição especial de lançamento "La Prima", o novo 500 mantém as duas carroçarias já conhecidas: 3 portas e Cabrio
Já disponível para encomenda, o novo 500 mantém as duas carroçarias já conhecidas: 3 portas e Cabrio

Importante é salientar ainda que o novo FIAT 500 passa a ser a primeira viatura do seu segmento a oferecer condução autónoma de nível 2, mercê da introdução de uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização, que supervisiona a área em redor da viatura. Cabendo depois ao Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) travar, ou acelerar, em função dos outros veículos, ciclistas ou peões.

Presente, também, a Assistência à Manutenção no Centro da Faixa, capaz de manter o veículo no centro da faixa de rodagem, quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas, além do sistema de Monitorização Urbana de Ângulos Mortos, do sensor de deteção de fadiga no condutor e dos sensores a 360°, a garantirem uma visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras mais complexas.

Com um equipamento de série enriquecido, a edição especial de lançamento "La Prima" é a primeira, do novo FIAT 500, a estar disponível... por encomenda
Com um equipamento de série enriquecido, a edição especial de lançamento "La Prima" é a primeira, do novo FIAT 500, a estar disponível... por encomenda

FIAT 500 "La Prima" é edição especial de lançamento

Fruto também da importância que o modelo tem nas vendas da FIAT, destaque para o facto da marca italiana ter decidido criar uma edição especial de lançamento, a que deu o nome de "La Prima", e que, naturalmente, se destaca pelo estilo, assim como por extenso equipamento de série. A começar, desde logo, pelas três cores disponíveis – Cinzento Mineral, Verde Ocean e Azul Celestial -, acrescidas dos faróis dianteiros Full LED, jantes de 17" com corte diamante, aplicações cromadas nos vidros em painéis laterais e estofos em ecopele.

LEIA TAMBÉM
Fiat Centoventi é dos mais belos em Genebra

Disponível tanto na versão de 3 portas, como em Cabriolet, o "La Prima" apresenta ainda, além de um extenso equipamento de segurança ativa e passiva, carregador rápido de 85 kW e monograma Soft Top e placa numerada "1 of 500" ao lado do nome do país onde a viatura foi comprada – sim, porque, destes, só existirão 500.

Além de contar com praticamente tudo o que é possível colocar no novo 500, a edição especial "La Prima" não abdica sequer de uma placa numerada, em cada um das 500 unidades previstas... no exterior
Além de contar com praticamente tudo o que é possível colocar no novo 500, a edição especial "La Prima" não abdica sequer de uma placa numerada, em cada um das 500 unidades previstas... no exterior

Para reservar o FIAT 500 "La Prima", os interessados vão ter, no entanto, de aceder ao site oficial da FIAT em Portugal, www.fiat.pt, cumprir todos os passos indicados e, em seguida, fazer um depósito de 500€. Sendo que o Cabrio custa, já com a Easy Wallbox, 37.900€.