Os italianos da Oemmedi Meccanica decidiram juntar simultaneamente um Fiat 500 e um Lamborghini Murciélago. O resultado é, no mínimo, polémico. Mas será que era mesmo necessário "estragar" um Lamborghini?
Meter a Betesga no Rossio. Essa é uma expressão popular que se aplica que nem uma luva a uma empresa italiana chamada Oemmedi Meccanica que decidiu fundir um Fiat 500 da década de '70 e um Lamborghini Murciélago com motor V12 de quase 600 cv, conseguindo ao mesmo tempo a inacreditável proeza de estragar os dois carros.
Se bem que seja verdade que o Murciélago ainda não seja um clássico, também não é menos que só foram produzidas pouco mais de 4000 unidades entre 2001 e 2010. Não obstante, vendo as imagens tudo aponta que a plataforma tenha sido recuperada de algum trágico passeio multimilionário. O Fiat 500, por sua vez, também não devia estar nas melhores condições, pelo que a Oemmedi Meccanica ainda pode ter algum desculpa.
Apesar do 500 ter sido alargado para acomodar partes do Lamborghini não deve ter fácil instalar todo o trem de rodagem num espaço tão exíguo. Será de referir que o carro manteve a tração às quatro rodas original.
Engenho
Além disso foi possível manter uma grande fidelidade face às linhas originais do Fiat 500. Uma das estratégias passou por montar o V12 de de 6,2 litros de 580 cv no local dos bancos traseiros. Para acesso ao propulsor retiram-se os vidros laterais (que são originais) e também a cobertura traseira, operada eletricamente e de onde sai um aileron de tecto.
As torres da suspensão na traseira mantêm os travões do Murciélago no seu lugar, os quais ficam escondidos pelas jantes do Lamborghini Diablo. Estas, por sua vez, tem aberturas generosas para canalizarem o ar para o motor, criando uma linha que continua até à zona inferior da aleta dianteira.
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Os assentos originais OMP foram modificados para oferecerem uma posição mais vertical, oferecendo mais alguns centímetros de espaço para as pernas. Os principais instrumentos, interruptores e coluna de direção são do Lamborghini.
O conta-rotações está montado no centro do volante e permanece fixo, enquanto aquele se movimenta de um lado para o outro. O carro pode circular, como se pode comprovar pelas imagens captadas em pista.