Goodwood 2024. Eis todas as novidades... além da BMW

A BMW vai estar em grande destaque no Festival de Velocidade de Goodwood, que se realiza este fim-de-semana. Mas há muitas outras novidades!

A BMW vai estar em grande destaque no Festival de Velocidade de Goodwood, que se realiza este fim-de-semana. Mas vai haver bastantes mais novidades para ver do que as da marca de Munique. Conheça algumas delas.

O Festival de Velocidade de Goodwood é um dos mais importantes eventos do automobilismo mundial, dando a oportunidade de ver carros e pilotos lendários, assim como as novidades mais "fresquinhas" da indústria, designadamente viaturas de prestações mais elevadas e de cariz desportivo.

A edição de 2024 vai estar subordinada ao tema "Sem cavalos ao híbrido", com os expositores a assinalarem 130 anos de progresso tecnológico. Pela primeira vez, as escultura central vai ter um carro elétrico, já que a MG assinala o seu centenário com o novo Cyberster

Como já vem sendo habitual, o evento servirá para a exposição de todos os tipos de veículos – clássicos e modernos – assim como a realização da prova na icónica rampa. 

O festival também vai constituir o palco para a estreia de centenas de veículos de diferentes fabricantes, que vão desde os carros de ralis retro até aos veículos desportivos elétricos. 

BMW em força

A BMW vai estar em força nesta edição do Festival de Velocidade de Goodwood, com nove modelos em destaque. Um dos mais vistosos é um art-car, o BMW i5 Flow Nostokana, que consiste numa revisita ao carro de 1991 da artista sul-africana Esther Mahlangu e se distingue por antecipar a futura tecnologia de pintura da carroçaria da carroçaria. 

Esta pintura apresenta diferenças no tom dos painéis da carroçaria num determinado momento, o que se traduz numa cor diferente, numa mensagem ou, como neste caso, numa decoração especial.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-m5_galeria-destaque.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-i5-flow-nostokan_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/BMW-m135_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-m2_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-m4-cs_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-m5_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/bmw-concept-skytop-_006.jpg]

A BMW vai apresentar ao público as mais recentes atualizações do Série 1, M2, M3 Touring, M4 CS, M5 e a quarta geração do X3.  

A BMW vai apresentar ainda dois protótipos, sendo um deles o Skytop concept, o sucessor espiritual do Z8, equipado com o mais potente V8 de produção da BMW. O outro é o já conhecido Vision Neue Klasse, que antecipa a futura geração do Série 3.

Centenário da MG

A MG escolheu o Festival de Velocidade de Goodwood para celebrar em grande estilo o seu centenário. O futuro dinâmico da marca britânica, que agora é detida pelos chineses da Geely, foi antecipado com a estreia mundial do dramático MG Cyber GTS Concept. 

Aquele modelo presta homenagem ao MGC GTS Sebring, que obteve o melhor resultado de fábrica da MG na famosa corrida de 12 horas de 1968 na classe de protótipos. Apenas seis exemplares foram produzidos, com o carro apelidado de "Mable", pilotado pelos lendários Paddy Hopkirk e Andrew Hedges, terminando em 10º lugar na classificação geral.

A MG revelou ainda o renovado HS e EHS, cuja versão híbrida plug-in combina um bloco a gasolina de 1,5 litros com um motor elétrico de 135 kW. A marca anuncia uma autonomia elétrica de até 100 km e total de até 100 km.  

Elétricos e combustão

A Alfa Romeo vai ter em exposição o seu último supercarro de combustão, o 33 Stradale, cuja produção estará limitada a 33 unidades. A versão térmica (também há elétrica) recebe o V6 biturbo de 2,9 litros do Giulia Quadrifoglio. A marca de Arese também aproveitará o evento para mostrar o seu primeiro elétrico de produção em série, o Junior, nascido como Milano.

LEIA TAMBÉM
Land Rover Defender Octa oferece prestações de supercarro

Na Alpine vai estar em destaque o A290, baseado no Renault 5 E-Tech Electric, que também estará presente, e o Alpenglow Hy4, equipado com motor de combustão a hidrogénio.

[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Goodwood_Festival_of_Speed_2024_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Alfa-Romeo-Stradale-VilladEste_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Alpine-A290_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Aston-Martin-Valiant_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Bentley-Continental-GT-Speed_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/HONDA-Prelude-Concept_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/07/Ford-Mustang-GTD_006.jpg]

A Aston Martin vai estrear em Goodwood o ultra-exclusivo Valiant, equipado com um motor V12 biturbo de 5,2 litros com 745 cv, acoplado a uma caixa manual de seis velocidades.

Por seu lado, a Bentley vai fazer a estreia mundial da quarta geração do  Continental GT Speed. Depois de ter conquistado um "Recorde Subaquático de Velocidade" não oficial - que se crê ser o mais rápido de sempre de um automóvel num túnel - o supercarro de uso quotidiano capaz de atingir 335 km/h irá apresentar-se no evento nas versões coupé e descapotável e correr na famosa Rampa de Goodwood duas vezes por dia.

Para todos os gostos

A BYD revelou dois SUV neste evento; o familiar híbrido plug-in Seal U e o luxuoso Yangwang U8. O primeiro modelo de produção do antigo chefe de design da Jaguar, Ian Callum, também fez a sua estreia em Goodwood, o Skye. O mesmo sucedeu com a Ferrari, com o SF90 XX Spider, com linha motriz híbrida plug-in que desenvolve uma potência combinada superior a 1000 cv, que permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,3 segundos.

O Ford Mustang GTD, o Lotus Emeya e Evija X, o Land Rover Defender Octa, o Honda Prelude Concept, o Mini Cooper John Cooper Works, o Red Bull RB17, o Tesla Cybertruck, o Toyota GR Yaris H2 também fizeram aparições públicas naquele que é um dos maiores certames do automobilismo mundial.