Considerado um dos principais eventos automobilísticos realizados na Europa, o Festival de Velocidade de Goodwood 2020 já não vai realizar-se na data prevista. A organização acaba de decidir o seu adiamento, devido ao novo coronavírus, isto numa altura em que também os construtores adiam a reabertura das respectivas fábricas.
Originalmente agendado para o início de Julho, entre os dias 9 e 12, o Festival de Velocidade de Goodwood 2020 vai, agora, ter uma nova data. A qual e em princípio, avança a organização, poderá ser mais para o final do Verão, ou até mesmo no início do próximo Outono.
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Evento tradicionalmente escolhido por muitos construtores para darem a conhecer alguns modelos, de uma forma mais dinâmica que num simples salão automóvel, o Festival de Velocidade de Goodwood tem lugar nas terras do 11.º Duque de Richmond, a cerca de 100 km a oeste de Londres. Duque que, recorde-se, é também o organizador do evento.
Em 2019, por exemplo, marcas como a Ford, a Aston Martin e a McLaren, aproveitaram o Festival de Goodwood para mostrar, pela primeira vez ao público, modelos acabados de lançar. Ao passo que, construtores como a Land Rover, a Lotus, e a Volkswagen, fizeram demonstrações com protótipos de desenvolvimento disfarçados, que depois deram origem a modelos para comercialização.
Em 2020 e no caso do evento ocorrer, por exemplo, em Agosto, tal poderá levar a uma sobreposição com outros festivais, como é o caso do Concurso de Elegância de Pebble Beach, na Califórina, EUA, o qual mantém a data de realização para 16 de Agosto. Ou até mesmo com salões automóveis como o de Nova Iorque, adiado para 26 de Agosto.
Construtores prolongam fecho das fábricas
Entretanto e da parte dos construtores, o panorama não é melhor, sendo já vários os que acabam de optar pelo prolongamento do fecho das suas fábricas, devido ao coronavírus.
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É o caso, por exemplo, do maior construtor automóvel europeu, o Volkswagen Group, o qual acaba de anunciar o prolongamento do encerramento das suas fábricas na Alemanha, até dia 9 de Abril. Ou seja, mais quatro dias que o inicialmente anunciado.
O mesmo se passa, de resto, em Itália, onde a icónica Ferrari também acaba de anunciar o prolongamento do fecho das suas fábricas, em Maranello e Modena, até 14 de Abril. Isto, depois de ter fixado como data-limite o dia 27 de Março.
Ford já é "lixo"
Pior, no entanto, é a situação da norte-americana Ford, nos mercados internacionais, especialmente depois de ter visto a casa de notação financeira S&P Global Ratings, descer o seu valor para "lixo", noticia a Bloomberg.
Segundo maior fabricante norte-americana, a Ford é, assim, fortemente penalizada, pelo encerramento das suas fábricas um pouco por todo o mundo e a paragem quase total da sua actividade nos diferentes mercados, devido à pandemia de coronavírus.
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No entanto, a Ford não é a única nesta situação: também a General Motors corre o risco de ser qualificada como "lixo" nos mercados mundiais, pela Moody's.