Quatro novos camiões a gás natural de recolha de resíduos urbanos reforçam a frota ecológica da Ferrovial Serviços. A opção recaiu no Mercedes-Benz Econic NGT, entregues pela Sociedade Comercial C. Santos. Os novos veículos vão estar ao serviço da Maiambiente.
A Sociedade Comercial C. Santos entregou quatro camiões de recolha de resíduos urbanos Mercedes-Benz Econic NGT à Ferrovial Serviços, reforçando, assim, a frota ecológica desta empresa.
Os quatro camiões Mercedes-Benz Econic 1830G L NGT, alimentados a gás natural comprimido (GNC), permitem à Ferrovial Serviços prosseguir uma estratégia de transição energética iniciada em 2012 com a introdução dos primeiros veículos pesados a gás natural de recolha de resíduos urbanos, incluindo unidades Mercedes-Benz fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos.
"Em linha com os objetivos da Câmara Municipal da Maia e da Maiambiente – Empresa Pública Municipal responsável pela remoção dos resíduos sólidos urbanos e equiparados a urbanos, recolha seletiva de materiais recicláveis e manutenção da higiene e limpeza dos locais públicos, no concelho da Maia, a redução das emissões de gases com efeito de estufa é uma prioridade da Ferrovial Serviços", afirma Celso Celso Pereira, diretor de compras e frota da Ferrovial Serviços, empresa que detém o contrato para os serviços de recolha seletiva porta-a-porta e de contentores no concelho da Maia.
O responsável da Ferrovial Serviços adianta que "não têm sido poupados esforços" para ir de encontro às orientações estratégicas nacionais e comunitárias de promoção da sustentabilidade ambiental, através da utilização de energias alternativas.
Além disso, a utilização destas viaturas "contribui, também, para a redução dos custos energéticos", acrescenta Celso Pereira.
Cabina com piso rebaixado
O Mercedes-Benz Econic 1830G L NGT está homologado com peso bruto de 19 toneladas e carateriza-se por oferecer uma baixa altura ao solo, facilitando o acesso a uma cabina que permite transportar quatro ocupantes.
O piso rebaixado e a porta lateral dobrável contribuem para otimizar a entrada e saída dos profissionais que efetuam a recolha dos resíduos, além de garantir ao motorista uma excelente visibilidade e contacto visual com os outros utilizadores das vias, sobretudo os mais vulneráveis, como peões e ciclistas.
O Mercedes-Benz Econic NGT está equipado com um motor de seis cilindros em linha de 7,7 litros, que desenvolve uma potência de 302 cv e um binário máximo de 1200 Nm.
Este propulsor a gás natural Euro VI foi desenvolvido com base na moderna série de motores 936 e carateriza-se pelos baixos níveis de ruído e emissões, designadamente partículas. A combustão do gás natural produz cerca de menos 20% de CO2 face a motores equivalentes a diesel e, caso utilize biogás, o motor pode, mesmo, ser neutro em termos de emissões de CO2.
Baixas emissões
Além disso, as emissões de ruído do Econic NGT também ficam bastante abaixo dos limites permitidos pela lei, o que é uma mais-valia para as unidades agora entregues à Ferrovial Serviços para a recolha no município da Maia. Esta atividade é, recorde-se, efetuada, também, em parte no período noturno e em zonas residenciais.
LEIA TAMBÉM
Dourogás GNV inaugurou primeiro posto de biogás em Portugal
"É excelente para a Sociedade Comercial C. Santos voltar a ter a confiança da da Ferrovial Serviços, para a renovação da sua frota, ao serviço da Maiambiente", refere Álvaro Cascata, chefe de vendas de veículos comerciais pesados na Sociedade Comercial C. Santos.
"Com motor a gás natural M 936 G, o Mercedes-Benz ECONIC 1830G L NGT permite uma propulsão mais limpa, eficiente e silenciosa. Além disso, a cabina construída e versatilizada para as atividades municipais é uma mais-valia em termos de operação, conforto e visibilidade, com claros ganhos em termos de segurança", acrescenta o responsável da venda de pesados da Sociedade Comercial C. Santos.