Ferrari SP48 Unica. One-Off baseado no F8 Tributo mas sem óculo traseiro

Se um Ferrari de série não é suficiente para o gosto do cliente, a marca não tem problemas em fazer um à medida como é o caso do SP48 Unica,

Se um Ferrari de série não é suficiente para o gosto do cliente, a marca de Maranello não tem problemas em fazer um à medida como é o caso do SP48 Unica, baseado no F8 Tributo, mas sem óculo traseiro. Como a designação sugere é exemplar único.

Após exemplares únicos com motor V12 como o Omologata e o BR20, a mais recente criação exclusiva da Ferrari tem um bloco V8. O SP48 Unica é baseado no F8 Tributo, mas isso não é imediatamente percetível porque a carroçaria foi bastante redesenhada. 

Esta criação única foi encomendada por um fiel cliente da marca que esteve envolvido em todo o processo de desenvolvimento.

A nova grelha frontal foi concebida com recurso a técnicas de modelação paramétricas e a impressão 3D. O SP48 Unica teve alguma inspiração no Roma, já que tem um efeito tridimensional semelhante na grelha. Isto dá ao super-desportivo uma aspecto novo na parte dianteira em comparação com o F8 Tributo ou mesmo no 488 e 458 que o antecederam.

Quanto à traseira, esta é mais esguia do que nunca, o que se deveu à remoção do óculo e à substituição das luzes traseiras redondas por barras finas em LED, também inspiradas no Roma. Outras alterações estão patentes no perfil e no desenho das jantes. Além disso, o SP48 Unica tem entradas de ar laterais diferentes que estão localizadas ligeiramente abaixo. Isto permitiu a utilização mais generosa de superfícies pretas nas saias laterais.

V8 de 710 cv

O interior é claramente inspirado no F8 Tributo. Além da ausência do óculo traseiro, a única alteração visível é o emblema "SP48 Unica" no painel de bordo no lado do passageiro.

LEIA TAMBÉM
Mais um one-off. Ferrari apresenta o coupé de dois lugares BR20

Quanto ao capítulo mecânico, a Ferrari não faz qualquer referência a alterações. Por isso é quase certo que esteja equipado com o V8 biturbo de 3,9 litros do F8 Tributo, onde oferece uma potência máxima de 710 cv e um binário de 770 Nm, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 7,8 segundos. A velocidade máxima é de 340 km/h.

O preço do SP48 Unica também não é divulgado, mas seguramente que será mais elevado que os 266 mil euros do F8 Tributo.