Ferrari SF90 Stradale. Crise do coronavírus responsável por atraso nas entregas

A crise pandémica obrigou ao atraso nas entregas do primeiro híbrido plug-in da Ferrari, o SF90 Stradale, para o final do ano.

A crise pandémica foi responsável por uma quebra de 50% das vendas da Ferrari no primeiro semestre e obrigou ao adiamento, para o final do ano, das entregas do primeiro híbrido plug-in da marca de Maranello, o SF90 Stradale. Para compensar, a Ferrari já prometeu o lançamento de dois novos modelos ainda este ano.

À semelhança dos restantes construtores, o primeiro semestre de 2020 também foi complicado para uma marca como a Ferrari. A crise do COVID-19 foi responsável por uma acentuada quebra nas vendas, que caíram 22% face a período homólogo do ano anterior, para 4127 unidades.

O segundo trimestre foi o mais problemático para a marca do Cavallino Rampante, com uma quebra superior a 50% nas entregas para 1389 unidades.

A pandemia do coronavírus forçou igualmente a Ferrari a interromper a produção e a atrasar as entregas, agravando o impacto nos resultados da empresa no primeiro semestre de 2020.

Outra consequência foi o atraso no lançamento do SF90 Stradale, o primeiro Ferrari híbrido plug-in a ser produzido em série.

Primeiras unidades só no final de 2020

Este modelo foi apresentado no final de maio de 2019 e as previsões da marca de Maranello apontavam as primeiras entregas para o primeiro semestre de 2020. Isso acabou por não acontecer e os primeiras unidades só devem ser entregues no final deste ano a clientes europeus.

LEIA TAMBÉM
Novo Ferrari SF90 Stradale apresenta-se nas ruas do Mónaco

O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, explicou aos investidores que apesar da fábrica ter reaberto a 3 de maio, alguns fornecedores só começaram a trabalhar uma semana depois. Isto causou uma disrupção na cadeia de abastecimento, obrigando a Ferrari a adiar as entregas do SF90 Stradale.

O administrador financeiro Antonio Picca Piccon prometeu que o plug-in de elevadas prestações deverá chegar ao mercado no último trimestre deste ano, seguindo-se, pouco depois, o Roma.

A Ferrari planeia ainda apresentar dois novos modelos até ao final, apesar dos inúmeros problemas causados pela crise pandémica. Apesar de Antonio Pica Piccon não avançado mais nada em concreto, correm rumores que se tratam do SF90 Stradale Spider e do 812 Superfast, que já foram apanhados em testes.