Ferrari SA Aperta. Único 599 cabriolet com motor V12 do GTO vai a leilão!

O Ferrari SA Aperta é um dos modelos mais raros e caros da marca do Cavallino Rampante, pois é o único 599 cabrio equipado com V12 do GTO.

O Ferrari SA Aperta é um dos modelos mais raros e caros da marca do Cavallino Rampante, pois é o único 599 cabrio equipado com o motor V12 do GTO. Como só foram produzidas 80 unidades, cada uma é verdadeiramente especial, com esta que vai a leilão, com um valor de licitação entre 1,0 e 1,4 milhões de euros. 

Um dos superdesportivos mais raros é o Ferrari SA Aperta, a única versão descapotável e com motor V12 do 599 GTO, que teve uma edição limitada a 80 unidades, todas elas numeradas. 

A produção desta versão cabriolet do Ferrari 599 serviu para assinalar o 80º aniversário de Pininfarina, tendo sido vendido aos melhores clientes da marca do Cavallino Rampante por um preço não anunciado, mas, seguramente, inferior aos 1,0 a 1,4 milhões de euros do valor de licitação deste SA Aperta com apenas 209 quilómetros no odómetro.

Para criar o SA Aperta, a Ferrari redesenhou a carroçaria coupé criada por Pininfarina, tendo sido reinventada a zona superior atrás dos assentos para integrar do arco duplo anticapotamento e uma nova tampa para o porta-bagagens. 

O pára-brisas também foi redesenhado para acentuar a inclinação e aliviar a turbulência, já que o SA Aperta é um roadster puro, tendo como único tecto possível um tejadilho rígido de carbono ou um tecto semi-rigído de lona, ambos de pequenas dimensões e comando manual. A carroçaria desta unidade tem pintura em Rosso Fuoco que se combina com várias peças com acabamento em fibra de carbono. 

Motor V12 com 661 cv

Todavia, aquilo que torna o SA Aperta verdadeiramente especial é o motor V12 5.9 aspirado de 661 cv originário do 599 GTO. Este propulsor também foi associado à mesma caixa sequencial de seis velocidades, contando ainda com um sistema de escape em titânio, o qual reproduz na perfeição a sonoridade de um motor Ferrari de 12 cilindros. 

LEIA TAMBÉM
Está a pensar comprar um Ferrari? Encha-se de paciência… e espere!

Apesar de ser um descapotável consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 325 km/h. A unidade em causa vai ser leiloado no próximo dia 20 de maio pela RM Sotheby's, em Vila Erba, Itália.