A Ferrari tem uma nova versão de entrada nos seus descapotáveis. Trata-se do Roma Spider que iguala as prestações do Roma Coupé V8, graças a engenhosas alterações aerodinâmicas.
O primeiro automóvel da Ferrari com capota flexível desde o fim da comercialização do F430 Spider em 2010 é o novo Ferrari Roma Spider, que passa a ser a versão de entrada nos cabrios da marca do Cavallino Rampante.
A nova proposta foi profundamente revista na parte traseira e os designers da Ferrari inspiraram-se no Portofino M, que vai ser substituído pelo Roma Spider.
A base deste descapotável é a mesma do Roma Coupé, mas a rigidez da estrutura foi reforçada devido à ausência do tejadilho. No total, o Roma Spider pesa mais 84 kg do que os 1570 kg do Roma Coupé, o que se deve à inclusão do mecanismo retrátil, do defletor aerodinâmico e os apoios de cabeça integrados nos assentos traseiros.
A principal alteração consiste naturalmente na capota flexível. Após uma década de descapotáveis de capota rígida, o Roma Spider é o primeiro descapotável da Ferrari com motor dianteiro desde o 365 GTS4 de 1969.
Capota abre em 13,5 segundos
A capota é feita com cinco camadas de revestimento e oferece um isolamento semelhante ao coupé e pode ser aberta em 13,5 segundos a uma velocidade até 60 km/h. A marca reivindica que a capacidade da bagageira de 255 litros não é muito prejudicada quando a capota está recolhida, embora não tenha avançado valores.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ferrari-Roma-Spider-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ferrari-Roma-Spider-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ferrari-Roma-Spider-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/03/Ferrari-Roma-Spider-2023_001.jpg]A estabilidade aerodinâmica quando a capota está recolhida é assegurada por um defletor de vento que está integrado no assento traseiro, o qual pode ser aberto a velocidades até 170 km/h.
O habitáculo é idêntico ao do Roma e inclui um ecrã central entre os dois lugares da frente.
No capítulo mecânico, o Roma Spider recebe o bloco V8 biturbo de 3,9 litros que desenvolve uma potência de 620 cv, que é transmitida ao eixo traseiro por uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades.
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Apesar da ausência de capota e do consequente aumento da resistência aerodinâmica, os engenheiros da Ferrari introduziram algumas alterações, incluindo um spoiler ativo e uma linha do teto curva - para permitir ao Spider igualar as prestações do coupé, sendo anunciada uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos e uma velocidade máxima de 320 km/h.