Ferrari Purosangue. Protótipo do futuro SUV apanhado em Maranello

Previsto para 2022, o primeiro SUV da Ferrari, o Purosangue, já desfila em Maranello, embora ainda na forma de um protótipo. Eis as imagens.

Previsto para 2022, o primeiro SUV da história da Ferrari, que a marca italiana revelou já, terá como nome Purosangue, está, neste momento, em processo de desenvolvimento. A confirmá-lo, aquela que será a primeira imagem captada do protótipo, junto ao quartel-general do Cavallino Rampante, em Maranello, revelada com mais algumas informações.

Há muito aguardado, não só da parte dos inúmeros fãs da marca, mas também pelo próprio construtor, consciente do crescimento de um segmento de mercado que se mostra cada vez mais lucrativo, o protótipo de desenvolvimento que dará origem ao futuro Ferrari Purosangue mostra, de resto, algumas semelhanças estéticas com Maserati Levante. Algo que, no entanto, não significa que tal escolha possa passar a versão de produção, até porque a marca de Maranello deverá querer afirmar, de forma explícita, as diferenças.

Ainda assim e tomando apenas como base as imagens agora divulgadas, destaque para o facto deste protótipo apresentar uma distância ao solo bem menor que o Levante, além de exibir um capot mais longo, do qual faz parte uma protuberância, a anunciar o local onde o motor está posicionado.

Foto: Autocar

De resto e com base nestas indicações, tudo aponta para que o Purosangue seja um modelo de motor à frente, com o espaço disponível a indiciar a possibilidade de optar por vários tipos de blocos, desde V6 a V8 e V12. Neste último caso, opção reafirmada no sistema de quatro ponteiras semelhante à dos modelos GTC4 e 812, ambos impulsionados por motores V12.

LEIA TAMBÉM
Ferrari revela novos detalhes do seu primeiro SUV

Com apresentação prevista para dentro de dois anos, o primeiro SUV na história da Ferrari, internamente também conhecido pela designação '175', promete ser uma proposta diferente de tudo o resto que já existe no mercado.

Foto: Autocar

Embora sendo apenas um dos 15 novos modelos que a marca do Cavallino Rampante já prometeu, em 2019, o Ferrari Purosangue, cuja comercialização deverá iniciar-se em 2023, será produzido, ao que tudo indica, com base numa de duas novas arquitecturas, as quais darão origem a dois tipos de modelos totalmente distintos: uma, para superdesportivos com motor em posição central, como será o caso do aguardado F8 Tributo, e outra, para modelos com motor à frente, tipo GT, e que servirá também o Purosangue.

"Estou convencido quanto a este carro e ao seu conceito técnico", assumiu, em declarações exclusivas à Autocar, que também divulgou agora as imagens, o director técnico da Ferrari, Michael Leiters. Acrescentando que, "acredito que encontrámos um conceito e um conjunto que consegue ser, ao mesmo tempo, um verdadeiro SUV, capaz de convencer os clientes deste tipo de automóveis, mas também uma proposta fortemente diferenciadora, na sua base, daquilo que são os SUV existentes".

Ferrari SUV rendering

De resto e segundo avança a mesma publicação, este novo conceito decorre da capacidade já revelada pela Ferrari de desenvolver uma arquitectura criada especificamente para um modelo, e não para uma gama ou produtos semelhantes - como acontece, por exemplo, no grupo Volkswagen, com o Audi Q7, Volkswagen Q7, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus -, dotando-a não apenas dos níveis de performance e capacidade dinâmica já reconhecida nos modelo da marca, mas também do espaço, conforto e funcionalidade inerentes a este tipo de propostas.