Proposta que vem inaugurar uma nova era na icónica marca de Maranello, o Ferrari Purosangue acaba de ser novamente "apanhado" em testes de estrada. E, desta feita, com uma novidade muito importante: despiu-se do seu "fato" de Maserati Levante, para adoptar uma indumentária que, embora ainda camuflada, estará já muito próxima daquele que será o design final para produção.
Primeiro anunciado SUV na história da marca do Cavallino Rampante, a unidade agora avistada do futuro Purosangue surge, no entanto e como já seria de esperar, coberto por uma forte e grossa camuflagem em tecido. Mas que, ainda assim, não esconde linhas gerais que anunciam, desde já, uma carroçaria assumidamente diferente daquele que é tradicionalmente o design exterior dos SUV; inclusive, o dos SUV desportivos!
Na verdade e tal como já acontece com propostas como o Lamborghini Urus ou o Aston Martin DBX, o Ferrari Purosangue anuncia um corpo mais alongado. A remeter, inclusivamente, para uma espécie de coupé ou hatchback, de dimensões claramente mais avantajadas.
Já quanto ao facto de se anunciar como uma proposta com portas traseiras, importa recordar que não se trata da primeira "tentativa" da marca de Maranello de propor um modelo de cinco portas. Tal já aconteceu com o Pinin Concept, desvendado em 1980, ou, ainda, a 456 Venice, uma carrinha - sim, carrinha! - fabricada pela própria Ferrari, na sequência de um pedido especial do Príncipe Jefri Bolkiah do Brunei, a partir de um Ferrari 456 com motor V12.
LEIA TAMBÉM
Apanhado em Fiorano. Ferrari Purosangue dá um ar da sua graça em vídeo
O projecto, desenhado pela Pininfarina na década de 90, resultou na construção de sete unidades, seis das quais foram adquiridas pelo então Príncipe do Brunei - o destino dado à sétima unidade é desconhecido... - ficou para a história como nome de Ferrari 456 Venice.
Ainda assim e a partir do momento em que o Purosangue chegar ao mercado, o também primeiro SUV na história da Ferrari tornar-se-á, igualmente, no primeiro modelo de quatro ou cinco portas, de produção em série, comercializado pelo construtor.
Quanto às fotos agora divulgadas pelo site Motor1 e que terão sido captadas pelo youtuber identificado como 'Varryx', a confirmação, mais uma vez, de uma altura ao solo, neste modelo, que não propriamente vulgar num Ferrari, com a surpresa a surgir, igualmente, nas quatro ponteiras de escape, pouco... expressivas para um modelo do Cavallino Rampante. O que, no entanto, também poderá ter explicação no facto desta ser "apenas" uma unidade de desenvolvimento, para testes de estrada.
Com V6 e V8 electrificados... e V12 como topo da oferta
Recordar, ainda, que este novo Ferrari utiliza uma também nova arquitectura de motor em posição central dianteira, a prometer uma solução híbrida, em que a base serão blocos V6 e V8. Sendo que, como motorização topo de gama, o Purosangue deverá ostentar, igualmente, um V12.
A acompanhar estas motorizações, uma transmissão automática de dupla embraiagem, sistema de tracção às quatro rodas e suspensão a ar.
Passando ao interior, uma configuração de quatro lugares, com a novidade de um sistema de entretenimento para os ocupantes dos lugares.
Ainda para 2022
A terminar, dizer apenas que, o primeiro SUV na história da marca de Maranello, deverá ser oficialmente apresentado durante o próximo ano. Muito provavelmente, já depois do desvendar do 296 GTS que os responsáveis do Cavallino Rampante têm previsto dar a conhecer, durante o primeiro semestre de 2022.