Até hoje uma das poucas marcas que não possui qualquer SUV ou crossover na sua oferta, a Ferrari prepara já o preenchimento dessa "lacuna", com uma proposta a que deu o nome de Purosangue. O qual, embora ainda de camuflado, foi agora apanhado a "desfilar" em pista, mas a dar já um ar da sua graça...
Numa época em que os SUV e crossovers dominam, cada vez mais, o mercado automóvel mundial, inclusive entre as marcas hiper-exclusivas como é o caso da Lamborghini ou até mesmo da Bentley, a Ferrari acabou tendo de fazer aquilo que, praticamente até setembro de 2018, garantia que nunca faria: produzir e vender um Sport Utility Vehicle, com o emblema do Cavallino Rampante na grelha frontal.
Pressionado não somente pelo mercado, como também e principalmente pela enorme falange de fãs indefectíveis e clientes da marca, o fabricante de Maranello recuou e encontra-se já a trabalhar no primeiro SUV da sua história. O qual, embora numa fase embrionária do desenvolvimento e ainda muito disfarçado, acaba de ser apanhado, pelo YouTuber Varryx, a andar na pista de testes da Ferrari, em Fiorano.
Envergando uma carroçaria "emprestada" pela Maserati, com as linhas, ainda que muito modificada, de um Levante, a unidade de desenvolvimento do futuro Ferrari Purosangue foi captado, à distância e em condições de filmagem não muito boas, com recurso a um smartphone, a circular a velocidades baixas pelo circuito. Não deixando, ainda assim, de dar um ar da sua graça, ao realizar uma pequena "atravessadela", à saída da curva, recorrendo apenas e só à força do propulsor.
LEIA TAMBÉM
Ferrari Purosangue. Protótipo do futuro SUV apanhado em Maranello
Embora a Ferrari se recuse a designar o Purosangue, um SUV, a verdade é que a proposta assume a rivalidade com propostas como o Lamborghini Urus ou o Aston Martin DBX, a qual estreará, inclusivamente, uma nova plataforma de motor à frente, com o bloco colocado logo atrás do eixo dianteiro. Enquanto a caixa de velocidades surgirá atrás.
Expectável é, também, que o Purosangue venha a beneficiar, enquanto crossover, de tracção integral, sendo que a Ferrari confirmou já, também, que a nova plataforma será igualmente capaz de acomodar um sistema de tracção híbrido, do qual fará parte um sistema elétrico de composição ainda não revelado.
Além disso, prometido está, também, um habitáculo "espaçoso e confortável", ou, pelo menos, mais do que a da entretanto extinta espécie de shooting brake GTC4Lusso. No caso do conforto, garantido, ainda, por uma suspensão a ar, a qual deverá permitir definir, igualmente, a altura do modelo ao solo.
A terminar, referir, apenas, que o Ferrari Purosangue deverá chegar ao mercado já durante o próximo ano de 2022, tudo apontando para que, mesmo com as reticências da marca de Maranello, venha a ser, senão o mais, um dos modelos mais vendidos na oferta do fabricante do Cavallino Rampante.
Aliás e como exemplo, basta citar o caso da rival Lamborghini e do seu Urus...