Lançado no mercado há apenas três anos, o Ferrari Portofino acaba de ganhar a sua primeira evolução, denominada Modificata, ou apenas M. E que, além de retoques na carroçaria, ganha também uma estreante caixa automática de oito velocidades, além de mais 20 cv na potência.
Concebido com o propósito assumido de substituir o Califórnia T, o Ferrari Portofino, agora revisto e apresentado como Portofino M, torna-se, desde logo, no primeiro descapotável da marca do Cavallino Rampante, a recorrer a uma caixa automática de dupla embraiagem e oito velocidades.
A justificar esta estreia, avança a Ferrari, surge não só o facto desta solução ser 20 por cento mais compacta que as soluções anteriores, mas também garantir 35 por cento mais de binário que a transmissão que vem substituir.
A par desta mais-valia, o facto do V8 3.9 Twin-Turbo que já equipava o Portofino, passar a oferecer, nesta evolução Modificata, mais 20 cv, igualando, assim, os 620 cv oferecidos no Ferrari Roma. Essencialmente, uma variante coupé do Portofino. Quanto ao binário, surge fixado nos 760 Nm.
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Com estes atributos e apesar de continuar a ser considerado o modelo de entrada na exclusiva gama do fabricante de Maranello, o Ferrari Portofino M continua a afirmar-se como um Cavallino de pleno direito, capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,45 segundos (menos 0,05 segundos que até aqui), e dos 0 aos 200 km/h em não mais que 9,8 segundos (menos 1 segundo). Já a velocidade máxima, surge fixada nos 320 km/h.
Além de ser, igualmente, o primeiro Ferrari a ser apresentado, exclusivamente, online, o Portofino M traz ainda ligeiras alterações no exterior, a começar no hardtop de accionamento elétrico, a contribuir, segundo os responsáveis da marca, um look mais agressivo.
Já no interior do habitáculo, destaque para o "famoso" Manettino colocado no volante e com cinco posições, entre as quais, um novo modo de condução Race, "focado, principalmente, em maximizar o prazer de condução e divertimento, ao volante", afirma a Ferrari. Que, com o objectivo de fazer sobressair as características Grand Tourer do modelo, passou a disponibilizar, igualmente, novos equipamentos, como é o caso dos bancos com aquecimento e ventilação, além de uma série de sistema de ajuda à condução.
A terminar, recordar apenas que, ao Portofino M, seguir-se-á, lá mais para o fim do ano, mais uma apresentação mundial de um novo modelo, cuja identidade é, no entanto, ainda desconhecida. Resta, por isso, esperar...