Imaginemos que o leitor é um dos poucos felizardos neste planeta a possuir um Ferrari LaFerrari e - pouca sorte! - acaba de bater com o carro, danificando de forma irreparável a monocoque. Lamentamos ser portadores de más notícias, mas o melhor é, mesmo, preparar a carteira!…
A revelação quanto à gravidade (financeira) do caso surge através de um documento oficial da Scuderia Car Parts, divulgado por um suposto (mas também azarado) proprietário de um Ferrari LaFerrari, através da rede social Threads.
Segundo esta fonte, a situação surgida traz consigo uma boa e uma má notícia: a boa é que, em caso de impacto forte com um LaFerrari, existe a garantia de que, até mesmo a monocoque, pode ser integralmente substituída; a má, é que, só este (importante) componente, custa qualquer coisa como 1,07 milhões de dólares; sendo que a despesa não fica por aqui!
De acordo com a factura divulgada pelo site Motor1 e que nós aqui respeitosamente reproduzimos, a monocoque de um Ferrari LaFerrari tem, nos dias que correm, um preço de tabela de 1 072 655,17 dólares, ou seja, 996 348 euros segundo aquela que é a cotação atual.
No entanto e uma vez que afectou a monocoque, o mais certo é que também tenha de colocar uma peça de tejadilho nova, o que significa mais 140 645,13 dólares (130 640€), não ficando igualmente isento da possibilidade de ter de mudar a antepara traseira, peça pela qual é pedido o valor de 28 295,18 dólares (26,282,30€), ou até mesmo o subquadro frontal, pelo qual a marca italiana pede 12 372,22 dólares (11 491,10€). Neste último caso, com a agravante de ter de comprar ainda um total de 14 novos parafusos de titânio, cujo preço unitário é de 71,40 dólares (66,32€).
Resumindo e esclarecendo, uma conta total que deverá chegar aos 1 254 967,30 dólares (1 165 690€) e a que há, ainda, de acrescer o valor da mão de obra, mais alguma surpresa desagradável e de última hora, que possa vir a surgir. Elevando, assim, o "estrago" para muito perto dos 1,3 milhões de dólares, ou seja, mais de 1,2 milhões de euros!
Vale a pena recordar que, embora já descontinuado (inicialmente, foram feitas apenas 499 unidades, sendo que a Ferrari acabou produzindo, já mais tarde, o LaFerrari número 500, especificamente para um leilão de beneficiência e apoio às vitimas do terramoto de 2016, em Itália), este modelo foi vendido com um preço base de 1,4 milhões de dólares, pouco mais de 1,3 milhões de euros, mais uma vez segundo aquela que é cotação atual do Dólar face ao Euro.
LEIA TAMBÉM
O Ferrari mais caro de sempre! GTO de 1962 vendido por mais de 50 milhões
Contudo, também não é menos verdade que, todas as (poucas) unidades entretanto surgidas no mercado, à procura de novo dono, atingiram sempre valores muito superiores, a rondar os 4/5 milhões de dólares (3,7/4,6 milhões de euros).
Aliás, o Ferrari LaFerrari número 500, leiloado no âmbito de uma causa nobre, o que não deixa de ajudar à valorização, atingiu, mesmo, os 7 milhões de dólares, 6,5 milhões de euros.