Ferrari J50 revelado em Tóquio

Esta edição especial celebra 50 anos da Ferrari no Japão. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_3_4_fr11111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_3_4_fr222222a.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_3_4_fr.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_r.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_side.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_int_02.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2020/02/Ferrari_J50_int_01.jpg] Foi revelado em solo nipónico o Ferrari J50, edição comemorativa das cinco décadas de presença da marca no Japão que ganha diversos elementos inspirados nos desportivos das décadas de 70 e 80 do Cavallino Rampante. Trazendo de volta o estilo Targa de modelos históricos, esta sedutor automóvel tem assinatura da Ferrari Special Operations e conta com um design da Ferrari Styling Centre de Maranello. Limitado a dez exemplares, o J50 utiliza como base o Ferrari 488 Spider, extraindo 690CV de uma versão específica do propulsor turbo V8 3,9L que foi considerado o Motor Internacional do Ano de 2016. Ganhando uma imagem com contornos futuristas fruto da reformulação de traços estéticos clássicos da marca, além do teto ao estilo targa destacam-se elementos como as linhas esculpidas dos flancos através da combinação de duas traves-mestras do projeto, o prolongamento das formas do vidro dianteiro e também a faixa contrastante com origem no nariz do J50 e que se prolonga até às entradas de ar atrás das portas. O vidro dianteiro oferece uma assinatura de estilo designada "Helmet Visor" (Visor de Capacete), que evoca a imagem das barchettas da Ferrari, enquanto a linha divisória a negro reinterpreta um traço marcante de desportivos como o GTO, o F40 e o F50 e ajuda a dar a ideia de que o modelo é ainda mais baixo. A traseira é dominada por efeitos tridimensionais e elementos de design singulares, sendo desde logo destacada a cobertura em policarbonato para o compartimento do motor e também as proteções sob a cabeça dos dois ocupantes. Atrás destas surge uma ligação em forma de "ponte", recordando os protótipos desportivos do Cavallino Rampante da década de 60. Com a Ferrari a afirmar que "a traseira é decididamente agressiva na sua natureza", a marca enfatiza como os grupos óticos colocados abaixo da asa e o difusor com extrator, inspirado nos aviões a jato, reforçam esta vertente. Para o habitáculo a marca destaca a incorporação nos bancos desportivos das formas inspiradas no design da cobertura do motor, que ajudam a conferir um caráter ainda mais singular ao Ferrari J50.