A contratação de Lewis Hamilton e o lançamento de três modelos em 2024 são as grandes novidades da Ferrari para grande satisfação dos muitos adeptos incondicionais da marca de Maranello. Os pormenores é que são escassos.
Semana em grande para os fãs incondicionais da Ferrari. A marca do Cavallino Rampante não só anunciou a contratação do piloto britânico de Fórmula 1, Lewis Hamilton, para a sua equipa do escalão máximo do automobilismo mundial, para substituir Carlos Sainz a partir de 2025, como revelou que vai lançar três novos modelos em 2024.
A estratégia de lançamento de produto foi divulgada durante a apresentação de resultados de 2023, ano em que a Ferrari vendeu 13 663 veículos, o que constituiu um crescimento de três por cento face a 2022. A procura é de tal forma tão elevada que a produção dos modelos atuais estão esgotada até 2025. Na prática, isto significa que as novas encomendas nunca serão entregues antes de 2026.
Não obstante, os desafios relativos à gestão de uma elevada carteira de encomendas, a Ferrari tem três modelos novos preparados para serem lançados este ano, apesar de não ter avançado com detalhes.
Hipercarro em 2024?
Os "especialistas" da especulação gostariam muito que um desses modelos seja o aguardado hipercarro, que está a ser desenvolvido sob o nome de código "F250" para suceder ao LaFerrari. Pela primeira vez desde o F40, que a Ferrari não irá optar por um V12.
Alguns rumores sugerem que o novo hipercarro irá ter uma linha híbrida plug-in com motor biturbo V6 usado no 296GTB, 296 GT3 e 499P. Alegadamente, a Ferrari pretende produzir 599 unidades com carroçaria coupé, 199 descapotáveis e 30 de uma versão mais radical. A produção total será de 828 unidades. O coupé poderá ser revelado este ano e a produção arrancar no último trimestre. A versão radical só chegará em 2027 ou 2028.
LEIA TAMBÉM
Um susto! Imagina quanto custa a monocoque do LaFerrari?
O substituto do 812 Superfast também deverá ser revelado este ano e já foi avistado várias vezes com carroçaria Roma. Este modelo irá receber um motor V12 aspirado. A marca admitiu mo ano passado que se consegue melhores prestações com um V8 turbo, mas este propulsor é menos emocional do que um V12. Em maio de 2021, a Ferrari prometeu um motor de 12 cilindros com mais de 830 cv do que o do 812 Superfast e Dayton SP3.
Relativamente ao terceiro modelo pouco se sabe. Os rumores sugerem que podem ser um derivativo do SUV Purosangue ou um exemplar único. Sabe-se, porém, que o prometido primeiro elétrico da Ferrari só ser conhecido em 2025.