Ferrari continua a ser o fabricante mais rentável do mundo

A Ferrari foi o fabricante mais rentável em 2021 e por uma clara vantagem sobre a concorrência. Os fabricantes automóveis venderam menos

A Ferrari foi o fabricante mais rentável em 2021 e com uma clara vantagem sobre a concorrência. Os fabricantes automóveis venderam menos veículos no ano passado, mas ganharam mais dinheiro em cada unidade vendida. A Ferrari foi a que obteve a melhor margem e a vantagem sobre a segunda, a Tesla, foi considerável. 

Os obstáculos enfrentados pela indústria automóvel em 2021 tiveram um impacto inesperado nos resultados financeiros da maioria dos fabricantes da Europa, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul. Na verdade, esta é uma das conclusões que se pode retirar da análise da Jato Dynamics aos relatórios financeiros de 19 construtores de automóveis de todo o mundo. As vendas de automóveis diminuíram em relação ao período anterior à pandemia, mas os lucros aumentaram.

De acordo com os relatórios financeiros da Aston Martin, BMW Group, Daimler, Ferrari, Ford, Geely Group, General Motors, Honda, Hyundai Motor Group, Isuzu, Mazda, Renault-Nissan-Mitsubishi, Stellantis, Subaru, Tata Group, Tesla, Toyota e Volkswagen Group, o volume de negócios foi de 173 biliões de euros, um aumento de 13% face a 2020, mas ainda assim seis por cento abaixo de 2019. Curiosamente, o número de unidades vendidas não teve o mesmo padrão.

Parque fábrica

Em 2021, a indústria automóvel vendeu 69,54 milhões de veículos, mais dois por cento do que em 2020, mas 14% menos do que em 2019. Isto significa que as marcas aumentaram os preços ou reduziram os descontos. O estranho cenário de unidades vendidas face à rendibilidade é parcialmente explicada pela diminuição da disponibilidade de veículos novos para entrega devido à falta de semicondutores. Menos carros para entrega em combinação com uma elevada procura após os confinamentos do COVID-19 levaram a um aumento dos preços.

Aumento da receita média

As estimativas apontam para uma receita média de 25,370 euros por unidade vendida, um aumento de 11% face a 2020 e de 10% em relação a 2019.

Os resultados operacionais apresentam um outro dado interessante. Não obstante o impacto da pandemia na economia mundial e na cadeia de abastecimento da indústria automóvel, estes 19 fabricantes ganharam mais dinheiro do que em 2020 e 2019. Os lucros gerados pelas operação das empresas foi de 13,18 mil milhões de euros em 2021.

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A aposta nos SUV e nos veículos eletrificados ajudou os fabricantes a superar as vendas resultantes de outros veículos de combustão interna como berlinas. À medida que foi aumentando o fornecimento de semicondutores, aproveitaram tudo o que estava disponível e canalizaram-os para as gamas de veículos mais rentáveis, mantendo essas linhas de montagem em funcionamento, enquanto as dos modelos menos rentáveis eram paradas.

Por marcas, a Ferrari continua a ser a mais rentável. A margem operacional aumentou de 21,4% em 2020 para 25,25% em 2021. O fabricante do "Cavallino Rampante" terá ganho 9.700 euros por unidade vendida em 2021, bastante à frente da segunda classificada Tesla, com 6.125 euros por unidade comercializada.