Apesar das vendas recorde. Ferrari deixa de receber encomendas para o F8

A Ferrari fechou as encomendas para as duas variantes do F8, Tributo e Spider, mesmo após um ano de 2021 com vendas recorde...

A Ferrari decidiu deixar de aceitar encomendas, não para uma, mas para as duas versões, daquele que até é um dos seus modelos mais procurados: o F8, nas variantes Tributo e Spider. E isto, apesar do seu peso destas nas vendas daquele que foi mais um ano recorde para a marca do Cavallino Rampante...

Os números já divulgados não deixam dúvidas: a Ferrari terminou 2021 com o melhor saldo, em termos de vendas, de sempre, graças, em grande parte, a um crescimento de 34,6 por cento na venda dos seus superdesportivos V8. Entre os quais está, precisamente, o F8, nas duas carroçarias - Tributo e Spider.

Ainda assim e em declarações à Automotive News Europe, o director de produto para este segmento na Ferrari, Jacopo Marcon, confirmou que o fabricante de Maranello decidiu colocar um ponto final na aceitação de encomendas para o F8. Embora, saliente-se, sem avançar qualquer explicação oficial para o facto.

Ferrari F8 Tributo
Ferrari F8 Tributo

No entanto, foi o próprio CEO da marca do Cavallino Rampante, Benedetto Vigna, quem, ainda no último mês de fevereiro, garantia que a Ferrari está a atravessar "o melhor período da sua história em termos de procura pelos seus carros". Sendo que, neste momento, o construtor tem já o caderno de encomendas cheio até meados de 2023.

Perante esta situação, o anúncio do fim de quaisquer encomendas para o F8 poderá ter a ver com o facto da produção já prevista estar totalmente esgotada e com clientes garantidos. Algo que, no entanto, Marcon não quis confirmar, tal como não quis especificar qual a data em que qualquer uma das versões deixará a linha de montagem.

LEIA TAMBÉM
Chamar-se-á SP48 Unica. Ferrari prepara novo one-off com base no F8 Tributo

Ainda assim e a apoiar esta ideia, o facto das entregas do 296 GTB já terem começado e as do 296 Spider estarem prestes a iniciar-se. Sendo que, a ideia generalizada, é que, até pela necessidade que a própria marca tem de reduzir emissões, estes modelos equipados com V6 híbridos plug-in possam servir como substitutos dos modelos V8; afinal, até têm mais potência que estes últimos, graças ao acréscimo do motor elétrico!

Motor V8 não acaba

Quanto à questão da oferta de um V8, a verdade é que a Ferrari continuará a oferecer outros modelos com este tipo de motor, como é o caso do Roma, Portofino M e SF90 Stradale e Spider. Sendo que, as notícias já surgidas, apontam para que, também o futuro SUV da marca, Purosangue, possa vir a contar com uma versão V8.

O Ferrari Roma será um dos modelos que manterá o V8 no ativo
O Ferrari Roma será um dos modelos que manterá o V8 no ativo

Aliás, a marca de Maranello também já assumiu publicamente o compromisso de não deixar cair o seu V12. Algo que poderá concretizar-se com o lançamento, por exemplo e lá mais para a frente, do sucessor do LaFerrari.