Graças a uma patente publicada agora nos Estados Unidos, já se sabe qual será a possível configuração do próximo superdesportivo EV da Ferrari. Com lançamento para 2025, este será o primeiro modelo eléctrico na história do construtor de Maranello.
Conhecida pela sua contribuição enorme para os motores de combustão e para o mundo da competição, a Ferrari anunciou, há cerca de um ano, que o seu primeiro superdesportivo eléctrico, chegaria já em 2025.
Entretanto, passaram vários meses sem que a marca do cavallino rampante anunciasse, de forma oficial, mais detalhes. Sendo que, uma patente daquela que poderá ser a futura plataforma do primeiro EV com o emblema Ferrari, acaba de ser agora divulgada, nos Estados Unidos, voltando a colocar o tema na ordem do dia.
A patente, intitulada "Electric or Hybrid Sport Car", mostra a ideia da Ferrari para uma arquitectura capaz de albergar superdesportivos eléctricos ou híbridos, com o foco na rigidez estrutural e criação de espaço para as baterias.
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Segundo a motor1, a ideia registada pelo construtor italiano consiste no desenvolvimento de uma estrutura de suporte à carroçaria, a qual seria fixa a uma base para as baterias. Estas duas estruturas seriam então unidas, de forma a compor uma estrutura integral para a base deste superdesportivo.
Na patente é possível ainda identificar dois conjuntos diferentes de baterias, em locais distintos do piso deste Ferrari. A primeira é bastante larga, mas a altura reduzida permite manter o espaço para os ocupantes, sendo assim instalada na frente, por baixo dos bancos.
A segunda bateria, sem as mesmas restrições a nível de altura, é muito mais volumosa e aparece montada na traseira, antes do eixo.
Híbrido é possível
Esta configuração não impede, por outro lado, a montagem de um motor de combustão, uma vez que há espaço na frente, ou logo atrás da bateria posterior.
O espaço na traseira permite ainda que sejam instaladas baterias com células em bolsa, cilíndricas, ou prismáticas, com diferentes características de escoamento de energia.
Patente anterior totalmente diferente
A Ferrari já havia registado outra ideia para uma plataforma híbrida ou totalmente eléctrica, mas com uma configuração completamente diferente.
A patente anterior contemplava um motor eléctrico, independente, em cada roda, possibilitando grande controlo da tracção através de software.