Ferrari. Patente revela detalhes sobre primeiro Cavallino elétrico

Graças a uma patente publicada agora nos Estados Unidos, foi desvendada a possível configuração do superdesportivo EV da Ferrari.

Graças a uma patente publicada agora nos Estados Unidos, já se sabe qual será a possível configuração do próximo superdesportivo EV da Ferrari. Com lançamento para 2025, este será o primeiro modelo eléctrico na história do construtor de Maranello.

Conhecida pela sua contribuição enorme para os motores de combustão e para o mundo da competição, a Ferrari anunciou, há cerca de um ano, que o seu primeiro superdesportivo eléctrico, chegaria já em 2025.

Entretanto, passaram vários meses sem que a marca do cavallino rampante anunciasse, de forma oficial, mais detalhes. Sendo que, uma patente daquela que poderá ser a futura plataforma do primeiro EV com o emblema Ferrari, acaba de ser agora divulgada, nos Estados Unidos, voltando a colocar o tema na ordem do dia.

Apresentado perante as autoridades norte-americanas, o registo das patentes que estarão na base do primeiro EV da Ferrari revelam já muito do futuro superdesportivo
Apresentado perante as autoridades norte-americanas, o registo das patentes que estarão na base do primeiro EV da Ferrari revelam já muito do futuro superdesportivo

A patente, intitulada "Electric or Hybrid Sport Car", mostra a ideia da Ferrari para uma arquitectura capaz de albergar superdesportivos eléctricos ou híbridos, com o foco na rigidez estrutural e criação de espaço para as baterias.

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Segundo a motor1, a ideia registada pelo construtor italiano consiste no desenvolvimento de uma estrutura de suporte à carroçaria, a qual seria fixa a uma base para as baterias. Estas duas estruturas seriam então unidas, de forma a compor uma estrutura integral para a base deste superdesportivo.

A estrutura que garantirá a rigidez e segurança no futuro superdesportivo do Cavallino
A estrutura que garantirá a rigidez e segurança no futuro superdesportivo do Cavallino

Na patente é possível ainda identificar dois conjuntos diferentes de baterias, em locais distintos do piso deste Ferrari. A primeira é bastante larga, mas a altura reduzida permite manter o espaço para os ocupantes, sendo assim instalada na frente, por baixo dos bancos.

A segunda bateria, sem as mesmas restrições a nível de altura, é muito mais volumosa e aparece montada na traseira, antes do eixo.

Além da base, as imagens de patente mostram, ainda, a disposição de um dos packs de baterias do EV da Ferrari
Além da base, as imagens de patente mostram, ainda, a disposição de um dos packs de baterias do EV da Ferrari

Híbrido é possível

Esta configuração não impede, por outro lado, a montagem de um motor de combustão, uma vez que há espaço na frente, ou logo atrás da bateria posterior.

O espaço na traseira permite ainda que sejam instaladas baterias com células em bolsa, cilíndricas, ou prismáticas, com diferentes características de escoamento de energia.

A gaiola que poderá albergará vários tipos de baterias
A gaiola que poderá albergará vários tipos de baterias

Patente anterior totalmente diferente

A Ferrari já havia registado outra ideia para uma plataforma híbrida ou totalmente eléctrica, mas com uma configuração completamente diferente.

A patente anterior contemplava um motor eléctrico, independente, em cada roda, possibilitando grande controlo da tracção através de software.

A arquitectura reforçada que permitirá desenvolver o primeiro EV na história da Ferrari
A arquitectura reforçada que permitirá desenvolver o primeiro EV na história da Ferrari