Ferrari elétrico revelado a 9 de outubro a prometer diversão

A Ferrari fez saber que o seu primeiro automóvel elétrico a bateria só será dado a conhecer no dia 9 de outubro, mas o CEO da marca de Maranello promete, desde já, que a nova proposta irá oferecer muita diversão aos condutores.

Se o leitor é daqueles que está avidamente à espera pela apresentação oficial do primeiro elétrico de Ferrari, então terá de aguardar até ao próximo dia 9… de outubro. Essa foi a data avançada pelo CEO da marca do Cavallino Rampante Benedetto Vigna durante a revelação dos resultados financeiros de 2024.

O CEO da Ferrari não adiantou mais pormenores, mas salientou que irá ser apresentado de uma “forma única e inovadora”. Em declarações recentes aos britânicos da Autocar, Benedetto Vigna afirmou que o primeiro automóvel elétrico da marca já concluiu vários milhares de quilómetros de testes de estrada e prometeu que será feito da “forma certa” para proporcionar aos compradores “muita diversão”.

Apesar do construtor de Maranello se ter fechado em copas relativamente ao seu primeiro veículo elétrico a bateria, algumas fotos espia captadas recentemente mostram o que parecem ser as chamadas “mulas” de testes que utilizam uma carroçaria modificada do Maserati Levante. Se será comparável com o Levante na silhueta ainda resta saber.

Será de referir que a Ferrari utilizou o SUV da Maserati para os primeiros protótipos do Purosangue, mas a versão final acabou por ser bastante diferente, mantendo apenas uma maior altura ao solo e assentos traseiros.

Produção no E-building

“As pessoas compram um Ferrari porque quando compram um Ferrari querem que seja divertido. Não compram um Ferrari devido a A, B, C, D ou a um só elemento. É uma combinação de coisas. Quando fizermos elétricos será da maneira certa”.

“Considerando que já temos protótipos na estrada que já fizeram alguns milhares de quilómetros e que temos na nossa empresa clientes muito qualificados - os pilotos de teste -, estes últimos são os primeiros clientes dos nossos carros. Eles conduzem muitos carros e podem fazer facilmente uma comparação entre um e outro. Isso é uma métrica importante que utilizamos”.

Notícias avançadas pela agência Reuters sugerem que o novo elétrico vai custar cerca de 480 mil euros (antes de impostos) e tudo indica que um segundo modelo já está em desenvolvimento. Benedetto Vigna chamou a essas notícias uma “surpresa” e recusou-se a confirmar qualquer um desses detalhes. “Só definimos o preço um mês antes do lançamento”, acrescentou.

O Ferrari elétrico vai ser produzido no novo edifício E-building, que recentemente foi inaugurado no campus de Maranello.As instalações contêm uma nova moderna linha de produção, que deverá arrancar as operações com o Purosangue e o SF90 até o elétrico se juntar em 2026.