Acusada de "copiar" a Maserati. Ferrari faz a defesa do seu V6 híbrido

"Acusada" de criar um V6 com base num bloco idêntico estreado pela Maserati, a Ferrari veio agora fazer a sua defesa e desmentir os rumores.

"Acusada" de criar um V6, aproveitando o trabalho que terá feito em conjunto com a Maserati, na criação de um bloco idêntico para o novo desportivo a marca do tridente, a Ferrari veio agora desmentir tais insinuações, garantindo que, o seu seis cilindros em V, nada tem a ver com o bloco Nettuno. Palavra de director técnico.

As críticas, oriundas, em grande parte, dos fãs mais indefectíveis da marca do Cavallino Rampante, surgiram logo após a apresentação daquele que é o primeiro bloco V6, aplicado num Ferrari.

Depois das notícias de que teria participado no desenvolvimento do novo seis cilindros em V, com 3.000cc e dois turbocompressores, da Maserati, e que a marca do tridente estreará no seu novo coupé desportivo MC20, o fabricante de Maranello decidiu apresentar um novo modelo - Ferrari 296 GTB -, pela primeira vez equipado com um V6. Embora e neste caso, a anunciar 2.992 centímetros cúbicos de cilindrada, mas também biturbo. Sendo que, ambos os motores, apresentam os mesmos 88 mm de diâmetro e 82 mm de curso dos cilindros.

O V6 da Ferrari
O V6 da Ferrari

Perante estes factos, não demorou muito para que, nas redes sociais, surgissem acusações à Ferrari de estar a recorrer a uma versão ligeiramente alterada do bloco da Maserati, para fazer a estreia dos V6 num modelo da marca. Algo que, no entanto, o director técnico do fabricante veio agora afastar por completo, garantindo que, os dois motores, nada têm a ver um com o outro.

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"A Ferrari não copia ninguém nem recorre a nada de outros", sentenciou, em declarações publicadas na britânica Autocar, Michael Leiters, responsável máximo pelos motores na marca de marca de Maranello. Acrescentando que, "esse diâmetro [utilizado no novo V6] é já típico na Ferrari, pelo que, não tínhamos qualquer necessidade de colaborar com outros, em algo assim".

De resto e a suportar a defesa de Leiters e da Ferrari, surge não apenas o facto da própria Maserati ter afirmado, na altura dos primeiros rumores, de que o bloco Nettuno era "um motor 100% Maserati", mas também o pormenor do V6 da Ferrari apresentar os seus seis cilindros dispostos num V a 120°, enquanto o bloco da marca do tridente não vai além dos 90°.

O V6 Nettuno da Maserati
O V6 Nettuno da Maserati

Finalmente, diferente é, também, a potência anunciada pelos dois blocos, com o V6 híbrido do 296 GTB a prometer 830 cv, enquanto o V6 do MC20 não vai além dos 630 cv.

Fica, portanto, a defesa da marca do Cavallino Rampante...