A Ferrari pode estar prestes a despedir-se daquela que a atual família de Grand Tourers por excelência, traduzida, hoje em dia, no 812 Superfast, com motor V12 à frente. Sendo que, o adeus, deverá ser consumado com o lançamento de uma mais hardcore versão GTO.
Iniciada ainda em 1948, com o lançamento do 166 Inter, equipado com motor V12 2.0 litros, a atual linha sucessória de Grand Tourers (GT) da Ferrari prepara-se, assim, para sair de cena. Ainda que prometendo fazê-lo em grande - com uma espicaçante versão 812 GTO.
Segundo apurou a britânica Autocar, com base numa fonte da indústria, a Ferrari terá já contactado os seus clientes, com o objectivo de convidá-los a reservarem uma unidade daquele que deverá ser o sucessor espiritual do 599 GTO. Até porque e embora não existam ainda informações sobre o número de unidades 812 GTO a produzir, tudo indica que, a exemplo do que aconteceu com 599 GTO, o novo 812 venha a ser uma versão de produção limitada.
Embora, da parte da Ferrari, nada tenha transpirado ainda, parece certo que este 812 GTO será o último GT de motor V12 à frente com o emblema do Cavallino Rampante a ser produzido. Ainda que e no caso específico do V12, nada esteja definido, especialmente depois de responsáveis da marca terem garantido que a intenção é produzi-lo, "enquanto tal foi possível". Podendo mesmo vir a figurar naquele que será o primeiro SUV na história da Ferrari, o Purosangue.
LEIA TAMBÉM
Lembra-se do Ferrari "Carrinha do Pão"? Pois é, está de regresso!
Ainda sobre o 812 GTO, as mesmas fontes avançam que contará, igualmente, com uma variante Aperta, o nome que a Ferrari dá aos seus descapotáveis, versão que, no entanto, deverá ser produzida em número ainda menor que o "irmão" de carroçaria fechada.
Finalmente e no que refere à chegada ao mercado, o último dos GT de motor à frente deveria estar a agora a ser apresentado, avança a fonte ouvida pela Autocar. Pelo que, não tendo ainda aparecido à luz do dia, o mais certo é que seja desvendado nos próximos meses.