812 Competizione. Eis o Ferrari de estrada com o V12 mais potente de sempre

A Ferrari apresentou a nova e mais desportiva versão do 812, denominada Competizione. Também em Targa e com V12 mais potente de sempre.

Desaparecidos os 812 Superfast e GTS, a Ferrari acaba de apresentar os novos 812 Competizione e Competizione A, as novas variantes mais radicais dos anteriores 812, em versão Coupé e Targa, e que estreiam, também, o V12 de combustão mais potente alguma vez utilizado numa proposta nascida em Maranello. Um mimo!...

Anunciado, através de algumas - poucas - informações, no passado mês de abril, o novo Ferrari 812 Competizione foi agora revelado, no seu esplendor e em duas variantes distintas, como "a expressão máxima daquilo que é para a Ferrari, uma berlinetta com motor frontal extremo". E que, a par deste argumento, traz ainda uma série de atualizações visuais, mecânicas e dinâmicas, relativamente ao antecessor, o qual, recorda a marca de Maranello, "em termos de potência, só havia ainda sido suplantado pelos hiperdesportivos híbridos LaFerrari e SF90 Stradale".

Apresentado, tanto na variante coupé, como descapotável, o Ferrari 812 Competizione A destaca-se, desde logo e no entanto, por envergar o mais potente motor de combustão alguma vez colocado numa proposta de estrada, saída de Maranello - um V12 de 6.496cc a debitar 830 cv às 9.500 rpm - a maior rotação alguma vez alcançada por um Ferrari de estrada -, e a que acresce, ainda, um binário máximo de 692 Nm. Ou seja, um aumento de 30 cv face ao Superfast equipado com o mesmo V12, além de um subida de 26 Nm no binário.

As duas variantes do novo Ferrari 812 Competizione

A juntar ao bloco, uma caixa automática de dupla embraiagem e sete velocidades, recalibrada de forma a não só reduzir os tempos de passagem de caixa em cerca de 5%, mas também e com a alteração dos rácios, a procurar oferecer uma atuação mais desportiva, a contribuir para alcançar as prometidas 9.500 rotações por minuto.

LEIA TAMBÉM
Apanhado em Fiorano. Ferrari Purosangue dá um ar da sua graça em vídeo

Equipado com várias soluções normalmente opcionais, também como forma de fazer baixar o peso, o máximo possível, este 812 Competizione anuncia um peso de apenas 1.487 kg (-38 kg que o 812 Superfast), ainda antes da introdução de quaisquer líquidos, o que também contribui para que consiga acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,85 segundos. Isto, para, em seguida, atingir os 200 km/h, em não mais que 7,5 segundos, terminando a aceleração nos 340 km/h, que é a sua velocidade máxima anunciada.

Aliás e se comparado, por exemplo, com o 812 Superfast, apenas na rapidez com que atinge os 200 km/h - menos 0,4s -, este novo Competizione consegue superiorizar-se ao antecessor. Em grande parte, graças um rácio peso vs. potência melhorado, de 1.9 kg para 1,79 kg.

Igualmente introduzida, a mais recente evolução do sistema de quatro rodas direccionais da Ferrari, a procurar aumentar a agilidade, e para a qual contribui, igualmente, um novo upgrade aerodinâmico, inspirado no carro de Fórmula 1 usado na temporada de 2010.

Finalmente e também a ajudar, a troca das tradicionais ponteiras de escape redondas por umas de formas mais angulares, e que visam permitir uma interacção entre os gases de escape e o difusor ampliado, com o propósito de aumentar a força descendente.

Competizione A também com preocupações de peso

Quanto ao Competizione A, do qual são esperados, desde logo, prestações ligeiramente menos impressionantes, devido ao previsível maior peso, a Ferrari apostou em tentar minimizar, precisamente, os efeitos do peso extra, optando, ao invés de um hard top retráctil, por uma configuração targa. Em que apenas o tejadilho é amovível, além de ser construído totalmente em fibra de carbono. E que, quando recolhido, integra-se no veículo.

De resto e face ao coupé, a variante descapotável apresenta, ainda, arcos ligeiramente mais baixos, o que, segundo a Ferrari, faz com que, sempre que o tecto estiver levantado, este cria uma "sensação de continuidade estética, em conjunto com as barras de protecção".

Pelo contrário, optar pelo coupé, significa garantir um painel de alumínio, na traseira, ao invés do mais convencional vidro, e no qual foram instaladas uma espécie de proeminentes venezianas, que a marca também designa de "geradores de vórtice". Sendo que, a acompanhar, surge um spoiler traseiro mais saliente, além de pára-choques e difusores a contribuírem para maximizar a downforce.

Finalmente, até mesmo a distintiva faixa no capot, é agora feita em fibra de carbono.

Ainda sem preço ou data de lançamento

Embora apresentado, o Ferrari 812 Competizione e Competizione A ainda não tem preço conhecido, sendo que a Ferrari optou por não divulgar, igualmente, quer o número de coupés e targas que pensa construir, quer, ainda, a data em que as primeiras unidades começarão a chegar aos futuros proprietários.

No entanto e face ao carácter exclusivo que a marca do Cavallino Rampante atribui a estas duas propostas, o mais certo é que a produção não ultrapasse os dois dígitos, ou seja, muito menos do dígitos que ostentará o preço.