Com o ano de 2021 a terminar, a Ferrari anuncia o arranque das comemorações das suas bodas de diamante, ou, dito de outra forma, dos seus 75 anos de existência. Celebração que terá lugar em 2022 e que, anuncia agora a marca do Cavallino Rampante, terá direito, inclusivamente, a novo logótipo.
Criada ainda durante a II Guerra Mundial, em 1939, no seio da divisão de corridas da Alfa Romeo, com o nome de Aiuto Avio Costruzioni, a Ferrari tornou-se, oficialmente, um construtor automóvel em 1947. Ano em que deu a conhecer o primeiro modelo com o Cavallino Rampante no capot - o Ferrari 125 S.
Precisamente com o intuito de recordar esse momento, a marca nascida em Maranello, Itália, prepara-se, agora, para celebrar os 75 anos de existência, apresentando, entre outras novidades, um novo logótipo de aniversário. Que, salienta o construtor, num vídeo agora divulgado, traduz aquelas que terão sido as palavras do próprio fundador, Enzo Ferrari, ao afirmar que "as fábricas são feitas de pessoas, máquinas e edifícios. Já a Ferrari, é feita, acima de tudo, de pessoas".
De resto e não apenas pelas comemorações das chamadas bodas de diamante, 2022 promete ser um ano particularmente importante no percurso da Ferrari. Desde logo, devido ao lançamento daquele que será o primeiro SUV na história da marca do Cavallino e que ostentará o nome de 'Purosangue'. Assim como pela confiança de que este será, igualmente, o ano em que o construtor voltará a ser realmente competitivo na disciplina maior do desporto automóvel e velocidade, a Fórmula 1. Neste caso, graças, igualmente, aos novos regulamentos que vão entrar em vigor.
Novidades para a estrada…
Em termos de novos modelos de estrada, aguardado é o lançamento de uma versão descapotável do 296 GTB e que não deixará de ostentar, tal como acontece com o coupé, não somente a sigla GTS, como também o V6 híbrido plug-in.
Igualmente já confirmada, a apresentação de um novo V12, sem quaisquer turbos, mas, ainda assim, capaz de suplantar os 830 cv de potência do 812 Competizione. Só não estando definido se, será desvendado num novo modelo, ou, pelo contrário, numa proposta já conhecida.
Finalmente, a caminho estão, ainda, novas edições especiais da série 'Icona', a juntar aos já conhecidos Monza SP1 e SP2, assim como ao mais recente Daytona SP3.
... E para a competição
Passando para o campo da competição, a certeza de que a marca do Cavallino estará à partida para as 24 Horas de Le Mans de 2023, competindo na categoria maior do evento, Le Mans Hypercar (LMH), e com um carro que, colocado à prova no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, deverá dar, posteriormente, origem, ao sucessor do LaFerrari.
Finalmente e lado-a-lado com todas estas novidades, em termos de produto e até no logótipo, o fabricante de Maranello prepara as comemorações dos 75 anos, também com importantes alterações organizacionais no seio do edifício Ferrari. A começar, pela nomeação, em setembro, de Benedetto Vigna, para CEO da companhia, o qual prepara, agora, uma série de alterações nos cargos de topo da empresa.
Mas que, recorde-se, só serão oficialmente divulgadas no próximo dia 10 de janeiro de 2022...