Lembra-se do Ferrari "Carrinha do Pão"? Pois é, está de regresso!

Niels van Roji Design transformou Ferrari 550 Maranello num "shooting brake", procurando recuperar o espírito Ferrari 250 GT SWB.

A Niels van Roji Design decidiu pegar num Ferrari 550 Maranello e homenagear um dos modelos mais... curiosos, nascidos em Maranello: o Ferrari 250 GT SWB. Desta feita, interpretado numa espécie de "shooting brake" com imagem retro, a recordar um Ferrari que também ficou conhecido como "La Camionnette" ou "Breadvan" - em português, "Carrinha do Pão".

O espírito do Ferrari 250 GT SWB foi recuperado seis décadas depois pelo carroçador Niels van Roji Design, que decidiu fazer uma recriação daquele modelo partir de um Ferrari 550 Maranello.

Prometido inicialmente para 2019, esta transformação carateriza-se por incluir uma secção traseira em forma de caixa, adotando um estilo de "shooting brake" com imagem retro. 

A carroçaria foi moldada manualmente para se obter a forma final do modelo que correu em Le Mans no início da década de '60, sendo conhecido na altura por "La Camionnette".

Muitas alterações

As semelhanças continuam na frente onde este modelo único da marca do "Cavallino Rampante" surge com entradas de ar duplas, que também foram recriadas a partir do "La Camionnette" original.

A fonte de inspiração da Niels van Roji Design tinha seis carburadores Weber por baixo de um capot protegido por uma cobertura em plástico.

O capot deste 550 Maranello assemelha-se a uma bolha transparente, enquanto os grupos óticos também foram feitos sob medida, à imagem do modelo original. Os faróis circulares no pára-choques dianteiro reforçam a ligação visual ao modelo original.

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A única parte que permaneceu do 550 Maranello original foi o pára-brisas. O sistema de escape também é exclusivo desta shooting brake desportiva, assim como os quartos de janelas laterais em plástico para reduzir o peso. Após os vidros laterais, toda a carroçaria foi fabricada numa única peça em alumínio.

A Niels van Roij Design também fez algumas alterações no interior, com a inclusão de comandos redondos em alumínio. A pele preta no interior é combinada por revestimentos em Alcantara azul nos assentos.

O motor aspirado V12 de 5,5 litros não sofreu alterações, debitando uma potência de 480 cv e um binário de 568 Nm. O peso do carro é ligeiramente inferior ao 550 Maranello, com os seus 1716 kg na configuração OEM.

As jantes têm uma dimensão de 20 polegadas e montam pneus Vredestein, enquanto os amortecedores Koni são ajustáveis de forma igual ao modelo de 1962.