Ferrari 488 GT Modificata. Um arrebatador 'cavallino' de 700 cv para as pistas

A Ferrari acaba de dar a conhecer a sua mais recente criação no domínio das edições limitadas: o 488 GT 'Modificata'.

A Ferrari acaba de dar a conhecer a sua mais recente criação no domínio das edições limitadas, a que decidiu dar o nome de 488 GT 'Modificata'. Resumindo, a conjugação das maiores qualidades dos 488 GT3 e 488 GTE, sem as limitações impostas pela FIA à competição, embora e tal como estes, limitado a não mais que as pistas.

Intitulado 'Modificata', por se tratar de uma evolução no que à performance diz respeito, neste caso, graças à combinação das várias soluções inovadoras estreadas no 488 GTE, que compete no Mundial de Endurance, e no 488 GT3, este último criado para as corridas de GT, o Ferrari 488 GT 'Modificata' beneficia ainda do facto de não estar limitado, em termos de motorização, pelos regulamentos da FIA para a competição.

Assim e recorrendo a uma evolução do já bem conhecido V8 Twin-Turbo, aqui equipado com soluções importadas da competição, o 488 GT 'Modificata' anuncia, desde logo, uma potência a rondar os 700 cv, explorados por uma caixa de velocidades com novos rácios de transmissão e embraiagem em fibra de carbono. Soluções que ajudam a, não só, gerir o aumento de potência, como também a entrega de binário pelo motor.

O Ferrari 488 GT Modificata - apenas para as pistas... infelizmente!

Desenvolvido no traçado do Nordschleife, este novo 'cavallino rampante' beneficia, ainda, de uma aerodinâmica completamente renovada e com downforce aumentada, a deslocar o centro de pressão para a frente. O que vem assegurar maior downforce à frente, sem aumentar o coeficiente de arrasto, ai mesmo tempo que melhora a eficiência, assim como a sensibilidade às mudanças de vento na asa traseira.

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Igualmente a contribuir para uma downforce que ultrapassa os 1 000 kg, quando a velocidades a rondar os 230 km/h, a carroçaria totalmente fabricada em fibra de carbono, à excepção do tejadilho em alumínio e pilares, a que acresce uma suspensão idêntica à do GTE do Campeonato do Mundo de Endurance.

Quanto ao sistema de travagem, foi desenvolvido, especificamente e em conjunto, com a Brembo, recorrendo à mesma tecnologia dos carros do Campeonato do Mundo. Embora, aqui, conjugada com um sistema de ABS importado do 488 GT3 Evo 2020, configurado especificamente para este modelo, e que, assegura a Ferrari, garante ao condutor, não apenas uma condução formidável, como também uma travagem estável, sem cedências ou cansaço.

O conhecido V8 bi-turbo... renovado

Equipamento igualmente a pensar na pista

Falando do equipamento deste Ferrari 488 GT 'Modificata', destaque para a presença de um sistema V-Box, combinado com telemetria Bosch, e que permite que os resultados feitos em pista possam ser descarregados para uma pen USB. Sendo que, a acompanhar estas funcionalidades, surge, ainda e também de série, uma câmara traseira de alta resolução, banco do passageiro, e sistema de medição da pressão e temperatura dos pneus.

Um interior a pensar nas corridas

Ainda assim e tal como acontece com qualquer outro Ferrari, também este 'Modificata' pode ser totalmente personalizado, exterior e interiormente, segundo as preferências do cliente.

Sem preço... e para clientes específicos

Importa também referir que o Ferrari 488 GT 'Modificata', cuja produção decorrerá em números muito limitados, não tem, pelo menos para já, preço conhecido. Além de que estará disponível apenas para clientes que, nos últimos anos, tenham participado em campeonatos de GT, com a Ferrari, ou em eventos do Club Competizioni GT.

O bloco do 488 GT Modificata, a debitar cerca de 700 cv

De resto e ao adquirirem uma unidade, os clientes, que só poderão utilizar o seu 488 GT 'Modificata' em pista, vão ter, igualmente, presença garantida, nos eventos, precisamente, do Club Competizioni GT. O qual tem previsto, para 2021, um total de cinco iniciativas - na Virginia International Raceway, em Monza, Watkins Glen, Suzuka, Nürburgring, além de um último evento, denominado Finali Mondiali.

https://youtu.be/ukny7fAtCFU