Primeiro Ferrari V6 com direito a emblema é híbrido e chama-se 296 GTB. Chega no início de 2022.
Um motor V6 de 2,9 litros e o formato Gran Turismo Berlinetta dão nome ao novo modelo da Ferrari que combina os 663 cv debitados pelo motor de combustão com os 167 cv debitados por um motor elétrico a ele acoplado.
O resultado é uma potência combinada de 830 cv, o suficiente para que este peso pluma da Ferrari, com 4,56 m de comprimento e 1470 kg em vazio, atinja os 100 km/h em 2,9 segundos ou os 200 km/h em 7,3 segundos.
Também garante locomoção elétrica pura, pois trata-se de um híbrido Plug-in. A marca anuncia uma autonomia elétrica de 25 quilómetros e uma velocidade máxima de 135 km/h nesse modo.
Este novo motor V6 biturbo, especialmente compacto, leve e sofisticado, é o primeiro V6 da Ferrari a ser aplicado num modelo que recebe o emblema da marca.
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Já antes a Ferrari teve, de facto, um V6, no Dino 246 GT dos anos 1960, mas sem que Enzo Ferrari tivesse permitido que o Dino ostentasse o emblema do cavalo empinado. Apenas a legenda "Ferrari".
Ao adotar uma arquitetura em "V" a 120 graus (com os dois turbos no centro do "V"), o novo V6 da Ferrari desmonta também quaisquer suspeitas de que pudesse ser o novo V6 Nettuno do Maserati MC20, já que este último assume a configuração de 90 graus.
Este segundo híbrido da Ferrari, depois do F90 Stradale (híbrido de 1000 cv com tração integral), está apontado a quem procura, cima de tudo, as mais envolventes emoções de condução. Isto ao contrário do F90 que, como explica Enrico Galliera, responsável pelo marketing da marca, está apontado a quem procura as mais elevadas performances.
O novo Ferrari 496 GTB é também o terceiro modelo de motor central traseiro a ingressar na gama, posicionando-se entre o F8 Tributo (com um motor V8) e o Stradale.
Com a ajuda elétrica o 296 consegue ser também recordista na potência específica, com 221 cv/litro.
As formas exteriores salientam a "musculação" dos flancos traseiros e o posicionamento avançado do habitáculo. A distância entre eixos é a mais curta de todos os Ferrari em comercialização para, também ela, ajudar a uma maior rapidez de inserção em curva.
O novo Ferrari é, como todos os seus parceiros de gama, um deleite para a vista, tanto por fora como no habitáculo.
Chega em 2022 por cerca de 300 mil euros
As primeiras entregas deverão ocorrer no mercado europeu ao longo do primeiro trimestre de 2022.
A marca anunciou os preços para o mercado italiano: 269 mil euros (com impostos) para o modelo normal e 302 mil euros para a versão especial Asseto Fiorano, esta dotada de componentes em fibra de carbono para uma ainda maior redução de peso, detalhes aerodinâmicos mais sofisticados e uma decoração distintiva. Também esta versão será disponibilizada logo no início da comercialização.