Demonstração de que, mesmo em tempos economicamente mais instáveis, alguns automóveis não deixam de ser um bom investimento, o valor obtido em leilão por um Ferrari 250 GTO de 1962 - 51,7 milhões de dólares. Montante que o torna o Ferrari com o valor de licitação mais alto de sempre!
O veículo em causa, um Ferrari 330 LM / 250 GTO de 1962, desenhado e construído pelo famoso fabricante de carroçarias Scaglietti, foi levado a leilão pela conhecida casa leiloeira RM Sotheby's, em Nova Iorque, EUA, no passado dia 13 de novembro. Tendo aí alcançado o valor de aquisição mais alto obtido por um automóvel clássico, no presente ano - 51,7 milhões de dólares, qualquer coisa como 48,3 milhões de euros, segundo a cotação do dia.
Embora se desconheça o nome do novo e, certamente, feliz proprietário, no leilão foi revelado que o carro pertencia a Jim Jaeger, um conhecido coleccionador do Ohio, EUA, e co-fundador da empresa que fabricou os radares automóveis Escort, que manteve o veículo na sua posse durante quase quatro décadas.
Quanto ao valor real pago pelo novo dono, ficou-se pelos 43,9 milhões de euros, já que este terá beneficiado de um desconto de 10% face àquele que foi o valor da licitação.
De resto, vale a pena também referir que este Ferrari 330 LM / 250 GTO by Scaglietti até acabou ficando mais barato do que o inicialmente previsto, já que, uma semana antes da ida a leilão, a RM Sotheby's previa que o veículo pudesse atingir um valor acima dos 60 milhões de dólares, ou seja, mais de 56 milhões de euros.
Do 412P Berlinetta ao 300 SLR Uhlenhaut Coupé
Recorde-se que, até ao momento, o título de Ferrari a atingir o valor mais alto num leilão pertencia a um 412P Berlinetta de 1967, que, em agosto último, atingiu o valor de 30,2 milhões de dólares, pouco mais de 28,2 milhões de euros.
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Quanto a este Ferrari 330 LM / 250 GTO de 1962, pintado de vermelho e com o número 7 nas portas, capot e bagageira, apresenta como maior novidade o facto de ter sido o único GTO equipado, de fábrica, com um motor de 4 litros, mas também ter sido o único GTO Tipo 1962 de fábrica a ter sido pilotado pela Scuderia Ferrari.
De resto, precisamente em 1962, conquistou uma vitória à classe e um segundo lugar à geral, na corrida de 1.000 km de Nürburgring. Sendo que, 50 anos depois, haveria de ganhar o galardão 'Best in Show' no Amelia Island Concours d' Elegance, realizado na Flórida, EUA.
Apesar de todas estas conquistas, este GTO continua ainda muito longe do valor alcançado, em leilão, por aquele que continua sendo o automóvel com o valor de licitação mais alto obtido num evento do género - trata-se de um Mercedes-Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupe de 1955, o qual mudou de mãos em 2022, pela módica quantia de 142 milhões de dólares, qualquer coisa como 132,8 milhões de euros.