Tem novo dono. Conhece o modelo Ferrari que não excede os 24 km/h?

Famosa pelos superdesportivos capazes de ultrapassar os 300 km/h, a Ferrari também já concebeu um carro que não ultrapassa os 24 km/h.

Famosa pelos seus superdesportivos capazes de ultrapassar os 300 km/h, a verdade é que a Ferrari também já concebeu, pelo menos, um superdesportivo, cuja velocidade máxima não ultrapassa os 24 km/h! E que, apesar de pouco conhecido, acaba de ser colocado à venda.

Embora surpreendente e até incrível, aquele que poderá muito bem ser o Ferrari mais lento na história da marca do 'Cavallino Rampante' (até mesmo os primeiros modelos produzidos por Enzo Ferrari conseguiam ser mais rápidos!…), tem, no entanto, uma boa razão de existir.

O Ferrari F12tdf que serviu de unidade de desenvolvimento
O Ferrari F12tdf que serviu de unidade de desenvolvimento

Segundo relata a alemã Auto Bild, o carro, que tem a designação de Ferrari F12tdf, fez parte do programa de desenvolvimento destinado a criar uma versão especial do F12 Berlinetta. Sendo, na realidade, uma versão modificada deste último.

Equipado com um imponente bloco V12 6,3 litros naturalmente aspirado, este F12tdf foi criado como protótipo de desenvolvimento, com vista à obtenção daquele que seria o modelo de produção com o mesmo nome. Proposta que chegou ao mercado em 2015, anunciando uma potência de 780 cv, a par de um binário máximo de 705 Nm. 

O motor V12 que equipa o protótipo de desenvolvimento é o mesmo do F12tdf versão de produção... com algumas pequenas alterações
O motor V12 que equipa o protótipo de desenvolvimento é o mesmo do F12tdf versão de produção... com algumas pequenas alterações

De resto e graças a estes predicados, assim como à utilização de uma caixa automática de sete velocidade, a enviar o binário apenas para as rodas traseiras, o F12tdf entregue a clientes não só prometia uma velocidade máxima de 340 km/h, como conseguia ir dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos!

Uma questão de eletrónica

Quanto à pergunta que o leitor estará, neste exacto momento, a fazer e que terá a ver com o motivo pelo qual o protótipo de desenvolvimento não ultrapassa, apesar de contar com o mesmo V12, os 24 km/h, a explicação é simples: aparentemente, a partir do momento em que a versão de produção ficou concluída, a Ferrari tomou a decisão de desconfigurar, tanto o motor, como a eletrónica do veículo, de forma a que este não pudesse exceder os 24 km/h. Isto, porque a unidade em questão nem sequer está homologada para estrada.

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No entanto, também é verdade que tal facto não terá sido suficiente para que um revendedor automóvel norte-americano não tivesse aproveitado a oportunidade de adquirir o veículo, levando-o em seguida para os Estados Unidos da América. Onde permaneceu, até hoje, como veículo de exibição.

Atualmente com quase 32 mil quilómetros, o proprietário decidiu, agora, desfazer-se do F12tdf, tendo-o colocado à venda, através de um site de leilões, cujo período de licitações terminou na última sexta-feira. Não se conhecendo, contudo, o nome do certamente feliz novo proprietário deste Ferrari único.

De resto e ainda sobre o carro, as fotos divulgadas através o site de leilões 'Bring A Trailer' comprovam um acabamento exterior em preto, com pormenores contrastantes em branco, a que se soma um conjunto de jantes em liga leve de 20 polegadas. Mantendo-se equipamentos como os sensores de estacionamento, discos de travão em cabo-cerâmica e o inevitável motor V12.

Já no habitáculo, revestimentos em couro preto, complementados com aplicações em fibra de carbono.

Programação não é irreversível, garante revendedor

Finalmente e quanto à questão, sem dúvida, importante (até por estarmos a falar de um Ferrari…), da limitação de velocidade, a mesma fonte garante que a situação não é irreversível e que a programação eletrónica, tanto do motor, como do software, pode ser alterada. 

Sem tais limitações, este F12tdf deverá, então, ser capaz de oferecer uma potência e capacidades muito próximas da versão de produção, ainda que, apenas e só, em circuito ou áreas fechadas e particulares. Isto, porque a homologação será aquilo que continuará sendo verdadeiramente impossível de alterar…