Alfa Romeo, Fiat e Jeep. FCA investe na Polónia para aí produzir futuros elétricos

A FCA vai investir na sua fábrica em Tychy, na Polónia, para aí produzir a próxima geração de elétricos da Alfa Romeo, Fiat e Jeep.

Numa altura em a fusão com a francesa PSA surge já no horizonte, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) continua a sua caminhada rumo à Mobilidade Elétrica, desta feita, através de um investimento na fábrica que possui na Polónia, para aí produzir os futuros modelos elétricos da Alfa Romeo, Fiat e Jeep.

A notícia é avançada pela edição italiana do grupo Motor1, que revela que a fábrica da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) em Tychy, na Polónia, passará a produzir, no futuro, propostas híbridas e elétricas para as marcas Alfa Romeo, Fiat e Jeep.

Ainda de acordo com o anúncio feito pela FCA, esta nova missão arrancará na segunda metade de 2022, depois de feita a adaptação das instalações, na sequência de um investimento não revelado pelo grupo automóvel ítalo-americano.

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De resto, também relativamente aos modelos propriamente ditos, a FCA não revela muito, dizendo apenas que serão "modelos tecnologicamente avançados, com base num novo conceito de mobilidade", "utilizando os sistemas de propulsão mais avançados, incluindo, 100% elétricos".

Apesar do construtor pouco ou nada revelar, o site italiano avança que, no caso da Alfa Romeo, o modelo poderá ser o Brennero, um SUV compacto a lançar com o emblema da marca de Arese. Quanto aos restantes, tudo aponta para que sejam os sucessores do Fiat 500 e Jeep Renegade, duas propostas que já utilizam a mesma plataforma.

A próxima geração do Jeep Renegade, hoje em dia produzido em Itália, poderá vir a sair de Tychy, na Polónia

Com base nas declarações da FCA, tudo aponta para que estes três modelos surjam no mercado, não somente com versões 100% elétricas, mas também com motor de combustão e, quiçá, até híbridos.

Entretanto, rumores já surgidos levantam também a hipótese da FCA poder vir a utilizar a plataforma Common Modular Platform da PSA, nos seus modelos mais pequenos, deixando cair as soluções utilizadas até aqui. Decisão, aliás, confirmada através de uma missiva enviada pelo fabricante a vários dos seus fornecedores, pedindo para colocarem um ponto final na investigação, desenvolvimento e peças para futuros modelos sub-compactos.

A atual fábrica de Tychy, na Polónia

Resta agora saber se esta decisão abrangerá os novos modelos a fabricar na fábrica polaca de Tychy, ou se, pelo contrário, estes modelos terão uma arquitectura própria.