Os procuradores alemães fizeram buscas em diversos escritórios da FCA na Europa no âmbito de uma investigação sobre a utilização de software potencialmente ilegal de controlo de emissões. Em causa estão, para já, os motores diesel de 1,3 litros e 1,6 litros.
Os escritórios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na Europa foram sujeitos a uma busca por parte das autoridades, no decurso de uma investigação sobre fraude com emissões.
De acordo com os procuradores de Frankfurt, que iniciaram o processo, os motores utilizados por vários modelos da Fiat, Alfa Romeo, Jeep e da Iveco, possuem um software de gestão potencialmente ilegal para "disfarçar" níveis de poluição excessivos.
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Os escritórios da FCA e da CNH Industrial, que detém o construtor de pesados do grupo italiano, que foram alvo de buscas estão localizados na Alemanha, Itália e Suíça.
A investigação não mencionou especificamente o novos das marcas sob investigação porque, de acordo com a lei alemã, apenas as pessoas singulares podem ser processadas.
O gabinete do procurador referiu que a investigação incide sobre nove pessoas que trabalham num "fabricante automóvel internacional" e está a procurar identificar o seu papel na instalação dos veículos em questão de software potencialmente ilegal de controlo de emissões.
FCA vai colaborar com investigação
Num comunicado, um porta-voz da FCA confirmou as buscas a alguns dos escritórios na Europa, adiantando que será dada uma cooperação total, segundo avança a Reuters.
"A FCA está a examinar a documentação relevante para conseguir responder adequadamente a quaisquer pedidos que possam ter os magistrados", sublinhou a empresa.
Os procuradores alegam que foi detetado software potencialmente ilegal nos motores diesel 1.3 Multijet e 1.6 Multijet utilizados em vários modelos da Alfa Romeo, Jeep, Fiat e Iveco.
Os investigadores argumentam que estes veículos passaram nos testes de poluição em laboratório, mas durante a condução em estrada o software desliga o filtro de emissões de gases de escape.
Após o Grupo Volkswagen e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, também a FCA volta a estar envolvida num esquema de manipulação de emissões de gases de escape, recorrendo, alegadamente, a software ilegal.
Será de referir, porém, que os veículos Iveco não utilizam os referidos motores diesel de 1,3 litros e 1,6 litros. O bloco diesel mais "pequeno" é utilizado na gama Daily e tem uma cilindrada de 2,3 litros.
Entretanto, a Reuters também avança que as autoridades da concorrência da União Europeia suspenderam a investigação acerca da proposta de fusão entre a FCA e o Grupo PSA, pois estão à espera que os fabricantes forneçam todos os dados solicitados.
A FCA e o Grupo PSA pretendiam concluir o processo de fusão no primeiro trimestre de 2021.