FCA. Autoridades alemãs investigam fraudes nas emissões

Os procuradores alemães fizeram buscas a FCA na Europa no âmbito de uma investigação sobre fraudes no software de controlo de emissões.

Os procuradores alemães fizeram buscas em diversos escritórios da FCA na Europa no âmbito de uma investigação sobre a utilização de software potencialmente ilegal de controlo de emissões. Em causa estão, para já, os motores diesel de 1,3 litros e 1,6 litros.

Os escritórios da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) na Europa foram sujeitos a uma busca por parte das autoridades, no decurso de uma investigação sobre fraude com emissões.

De acordo com os procuradores de Frankfurt, que iniciaram o processo, os motores utilizados por vários modelos da Fiat, Alfa Romeo, Jeep e da Iveco, possuem um software de gestão potencialmente ilegal para "disfarçar" níveis de poluição excessivos.

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Os escritórios da FCA e da CNH Industrial, que detém o construtor de pesados do grupo italiano, que foram alvo de buscas estão localizados na Alemanha, Itália e Suíça.

A investigação não mencionou especificamente o novos das marcas sob investigação porque, de acordo com a lei alemã, apenas as pessoas singulares podem ser processadas.

O gabinete do procurador referiu que a investigação incide sobre nove pessoas que trabalham num "fabricante automóvel internacional" e está a procurar identificar o seu papel na instalação dos veículos em questão de software potencialmente ilegal de controlo de emissões.

FCA vai colaborar com investigação

Num comunicado, um porta-voz da FCA confirmou as buscas a alguns dos escritórios na Europa, adiantando que será dada uma cooperação total, segundo avança a Reuters.


"A FCA está a examinar a documentação relevante para conseguir responder adequadamente a quaisquer pedidos que possam ter os magistrados", sublinhou a empresa.

Motor diesel 1.3 MultiJet

Os procuradores alegam que foi detetado software potencialmente ilegal nos motores diesel 1.3 Multijet e 1.6 Multijet utilizados em vários modelos da Alfa Romeo, Jeep, Fiat e Iveco.

Os investigadores argumentam que estes veículos passaram nos testes de poluição em laboratório, mas durante a condução em estrada o software desliga o filtro de emissões de gases de escape.

Após o Grupo Volkswagen e a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, também a FCA volta a estar envolvida num esquema de manipulação de emissões de gases de escape, recorrendo, alegadamente, a software ilegal.

Será de referir, porém, que os veículos Iveco não utilizam os referidos motores diesel de 1,3 litros e 1,6 litros. O bloco diesel mais "pequeno" é utilizado na gama Daily e tem uma cilindrada de 2,3 litros.

Entretanto, a Reuters também avança que as autoridades da concorrência da União Europeia suspenderam a investigação acerca da proposta de fusão entre a FCA e o Grupo PSA, pois estão à espera que os fabricantes forneçam todos os dados solicitados.

A FCA e o Grupo PSA pretendiam concluir o processo de fusão no primeiro trimestre de 2021.