Demonstração da forma efervescente como vive o mercado dos veículos elétricos, na China, um novo fabricante acaba de dar-se a conhecer ao público, através da apresentação do seu modelo inaugural. Falamos da Farnova e do seu Othello, um hiperdesportivo elétrico a reivindicar 1.835 cv de potência. Embora, para já, ainda na forma de protótipo.
Fundada em 2019, a Farnova Automotive apresenta-se, assim, não apenas à China, mas também ao mundo, com um modelo do qual pretende fabricar 200 unidades. Isto, já a partir de 2022, com a comercialização a fazer-se a um preço unitário de 246 mil euros. Mais impostos, bem entendido.
Sobre o Othello propriamente dito, a Farnova avança que se baseia no chassis de um desportivo já presente no mercado chinês, o Qiantu K50, e na sequência de um acordo celebrado entre o novo fabricante de elétricos e a Qiantu Motors. Esta última e por sinal, um fabricante que luta, actualmente, para não desaparecer...
No entanto e embora partilhando a plataforma, Farnova Othello e Qiantu K50 são duas propostas muito distintas, quer em termos de estilo, quer no que concerne a performances. Desde logo, porque o primeiro se apresenta numa configuração de dois motores elétricos, a anunciarem uma potência combinada de 1.835 cv, além de um estonteante binário máximo de 12.000 Nm.
LEIA TAMBÉM
Hongqi S9. Superdesportivo chinês de 1,22 milhões vai passar à produção
Graças a estes atributos, a promessa de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,8 segundos, assim como de atingir os 300 km/h em 8,5 segundos. Como também atingir a velocidade máxima de 420 km/h.
Quanto à bateria, fornecida pela sueca Northvolt, apresenta uma capacidade de 75 kWh, suficiente para, segundo a Farnova, oferecer uma autonomia máxima - e muito optimista - de 600 quilómetros.
Apresentado, para já, na forma de protótipo, o Farnova Othello caracteriza-se, igualmente e já no capítulo do design, por uma estética fortemente incisiva, da qual fazem parte arestas fortemente definidas, portas tipo asa de gaivota, e um invulgar sistema retráctil de travagem, montado no tejadilho.
Segundo Car News China, o Othello apresenta um comprimento de 4,670 metros, 2,080 metros de largura e 1,145 metros de altura, assim como um peso bruto de 1.350 kg.
Em jeito de conclusão, recordar, apenas, que a Farnova tem previsto arrancar com a produção do Othello já em 2022, numa nova fábrica em Changde e com o número de unidade limitado a apenas 200 veículos.
De resto, dos planos automobilísticos da Farnova não faz parte apenas o Othello, mas também e desde logo, um autocarro elétrico supostamente projectado por um ex-designer chefe da Lamborghini, cujo nome a empresa chinesa não revela.
Finalmente, a Farnova tem ainda previsto lançar, a partir de 2023, toda uma gama de veículos, entre os quais, SUVs elétricos, crossovers e sedans.