Farnova Othello é o novo hiperdesportivo EV com 1.835 cv surgido na China

Num mercado imenso, o Farnova Othello é o mais recente hiperdesportivo elétrico, a reivindicar 1.835 cv de potência, proveniente da China.

Demonstração da forma efervescente como vive o mercado dos veículos elétricos, na China, um novo fabricante acaba de dar-se a conhecer ao público, através da apresentação do seu modelo inaugural. Falamos da Farnova e do seu Othello, um hiperdesportivo elétrico a reivindicar 1.835 cv de potência. Embora, para já, ainda na forma de protótipo.

Fundada em 2019, a Farnova Automotive apresenta-se, assim, não apenas à China, mas também ao mundo, com um modelo do qual pretende fabricar 200 unidades. Isto, já a partir de 2022, com a comercialização a fazer-se a um preço unitário de 246 mil euros. Mais impostos, bem entendido.

Sobre o Othello propriamente dito, a Farnova avança que se baseia no chassis de um desportivo já presente no mercado chinês, o Qiantu K50, e na sequência de um acordo celebrado entre o novo fabricante de elétricos e a Qiantu Motors. Esta última e por sinal, um fabricante que luta, actualmente, para não desaparecer...

Farnova Othello
O Farnova Othello

No entanto e embora partilhando a plataforma, Farnova Othello e Qiantu K50 são duas propostas muito distintas, quer em termos de estilo, quer no que concerne a performances. Desde logo, porque o primeiro se apresenta numa configuração de dois motores elétricos, a anunciarem uma potência combinada de 1.835 cv, além de um estonteante binário máximo de 12.000 Nm.

LEIA TAMBÉM
Hongqi S9. Superdesportivo chinês de 1,22 milhões vai passar à produção

Graças a estes atributos, a promessa de uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em não mais que 1,8 segundos, assim como de atingir os 300 km/h em 8,5 segundos. Como também atingir a velocidade máxima de 420 km/h.

Quanto à bateria, fornecida pela sueca Northvolt, apresenta uma capacidade de 75 kWh, suficiente para, segundo a Farnova, oferecer uma autonomia máxima - e muito optimista - de 600 quilómetros.

As portas de abertura tipo asa de gaivota do Farnova Othello
As portas de abertura tipo asa de gaivota do Farnova Othello

Apresentado, para já, na forma de protótipo, o Farnova Othello caracteriza-se, igualmente e já no capítulo do design, por uma estética fortemente incisiva, da qual fazem parte arestas fortemente definidas, portas tipo asa de gaivota, e um invulgar sistema retráctil de travagem, montado no tejadilho.

Segundo Car News China, o Othello apresenta um comprimento de 4,670 metros, 2,080 metros de largura e 1,145 metros de altura, assim como um peso bruto de 1.350 kg.

Em jeito de conclusão, recordar, apenas, que a Farnova tem previsto arrancar com a produção do Othello já em 2022, numa nova fábrica em Changde e com o número de unidade limitado a apenas 200 veículos.

O interior do protótipo Farnova Othello
O interior do protótipo Farnova Othello

De resto, dos planos automobilísticos da Farnova não faz parte apenas o Othello, mas também e desde logo, um autocarro elétrico supostamente projectado por um ex-designer chefe da Lamborghini, cujo nome a empresa chinesa não revela.

Finalmente, a Farnova tem ainda previsto lançar, a partir de 2023, toda uma gama de veículos, entre os quais, SUVs elétricos, crossovers e sedans.