Farizon SuperVan aposta na tecnologia e equipamento

O preço não vai ser o principal argumento do Farizon SuperVan, que acaba de chegar a Portugal, mas, sim, o design, a tecnologia, a capacidade de carga e o equipamento. A nova proposta está disponível em seis versões, a partir de 39 500 euros (mais IVA).

Detida pela Geely Holding e representada em Portugal pela Salvador Caetano, a Farizon Auto é uma marca chinesa de comerciais ligeiros elétricos que acaba de chegar ao mercado nacional.

Contrariamente ao que se poderia esperar de uma marca daquele país do Extremo Oriente, a estratégia de entrada no mercado nacional não vai ser assente no preço, mas, sim, na capacidade e versatilidade, resistência e durabilidade, conforto e segurança, baixo custo de propriedade, design e sustentabilidade.

A Farizon Auto assume-se como uma marca premium de veículos comerciais ligeiros elétricos, com um posicionamento alinhado com a Volkswagen Transporter e não com marcas do grupo Stellantis. 

“Estamos perante o lançamento de uma nova marca no nosso país que já nasceu há dez anos na China”, afirmou Luís Santos, COO da Farizon Portugal durante a sessão de apresentação da nova insignia no mercado nacional. 

Design apelativo

Para se impor no mercado, o Farizon SuperVan quer distinguir-se da concorrência direta através do design moderno e apelativo, assim como pela avançada tecnologia a bordo. Será de referir que a imagem cuidada do SuperVan tem “mão” europeia, já que tem assinatura de um antigo responsável de design da AB Volvo, Renault Trucks e Mack Trucks, Hervé Bertrand, que atualmente é vice-presidente da Farizon e seu diretor de design.

As linhas modernas e aerodinâmicas permitem oferecer o coeficiente mais baixo do segmento dos furgões de dimensões médias e grandes (0.29 cx), enquanto a secção frontal, com luzes LED automáticas, apresenta uma linguagem bastante expressiva. Os tampões das rodas possuem um design específico.

Igualmente pouco habitual no segmento consiste na porta de correr lateral sem pilar B (solução estreada no Renault Kangoo Van com a designação Open Sesame) que permite carregar facilmente, graças a uma abertura entre os 1,80 metros e os 2,10 metros.

O cinto de segurança do assento do ocupante está fixo à porta. A altura da plataforma é de apenas 55 centímetros, enquanto as portas traseiras de batente podem abrir em 180º ou 270º (opção).

Seis versões

A gama de comerciais elétricos da Farizon é proposta em seis versões com três comprimentos exteriores de 4,99 metros, 5,90 metros e 6,0 metros, assim como três alturas de tecto /2,0 metros, 2,128 metros e 2,50 metros), que disponibilizam cargas úteis até 1480 kg: L1H1 (6,93 m3); L1H2 (7,92 m3), L2H1 (8,25 m3); L2H2 (9,39 m3); L2H3 (11,22 m3); L3H3 (13 m3). A carga útil varia, em função da versão, entre 1080 kg e 1480 kg.

A linha motriz será constituída por duas motorizações elétricas e quatro opções de bateria: 170 kW (231 cv) e 200 kW (272 cv); 49 e 82,8 kWh (LFP) ou 66 e 106,35 kWh (NCM). A autonomia anunciada pode ir dos 200 km aos 398 km (ciclo WLTP).

Em termos de tempos de carregamento em corrente alterna com potência entre 6,6 e 11 kW, a marca refere que é possível recuperar entre 15% aos 100% entre 7h00 a 10h30m. Em corrente contínua, com potência máxima entre 120 e 160 kW, são necessários entre 30 a 40 minutos para carregar dos 20% aos 80%.

No capítulo técnico, uma das principais inovações do SuperVan será a tecnologia “by wire”, já bem conhecida da aviação, que elimina a ligação mecânica entre a direção e os pedais com as rodas e travões. Tudo é feito por impulsos elétricos.   

Aposta no equipamento

O equipamento de série também procura fazer a diferença no segmento, compreendendo um painel de instrumentos digital de sete polegadas, ecrã tátil central de 12,3”, com Apple CarPlay, ar condicionado automático, bancos revestidos a pele sintética aquecidos e ventilados, volante multifunções aquecido.

O SuperVan recebeu 30 sistemas de assistência à condução, destacando-se o cruise control adaptativo, sistema de prevenção de colisão em cruzamentos na traseira, alerta de saída de faixa, travagem automática de emergência, alerta de colisão dianteira, entre outros. Todos estes elementos contribuíram para que este comercial fosse distinguido com o selo “Platina” nos testes EuroNCAP de comerciais.

A rede da Farizon vai ser constituída por 15 concessionários até final, sendo que sete deles já deverão estar em atividade até final do primeiro trimestre. A marca anuncia uma garantia geral de cinco anos ou 200 mil quilómetros e para a bateria de oito anos e também 200 mil quilómetros.