A Admiral Mobility encomendou 1000 veículos comerciais elétricos do modelo SuperVan à Farizon Auto, marca detida pela chinesa Geely, que não quer ficar pela região do Golfo, mas também tem no horizonte o mercado europeu.
A chinesa Farizon Auto, detida pela Geely, recebeu uma encomenda da Admiral Mobility para o fornecimento de 1000 veículos comerciais elétricos do modelo SuperVan que se destinam aos Emiratos Árabes Unidos.
Esta adjudicação é a maior de sempre de veículos comerciais elétricos no Conselho de Cooperação do Golfo. A Farizon Auto e a Admiral Mobility, sedida no Dubai, anunciaram que pretendem introduzir cinco mil veículos comerciais eletrificados na região do Golfo nos próximos três anos.
"O desenvolvimento e a promoção de veículos comerciais eletrificados é de grande importância e urgência para a criação de um futuro global sustentável", refere Lin Mingshi, Vice-Presidente do Geely Farizon New Energy Commercial Vehicle Group.
"Com as avançadas tecnologias Farizon e o suporte das nossas robustas capacidades de pesquisa e desenvolvimento, agora alavancadas pela experiência de mercado da Admiral Mobility, estamos confiantes em trazer veículos comerciais de elevada qualidade e descarbonizados para a região do Golfo", sublinha o porta-voz da Farizon Auto.
Distribuição local
"Com a aproximação rápida do COP28 e a sustentabilidade no topo da agenda de toda a gente, esta parceria é um passo importante para construir um portefólio robusto de veículos comerciais elétricos na região", afirma Frank Bernthaler, Chief Operating Officer, da Admiral Mobility.
"Na transição para soluções de transporte mais amigas do ambiente, estamos orgulhosos por desempenhar um papel importante na construção de uma infraestrutura que suporte a estratégia de eletrificação do governo. Para responder ao crescimento do mercado doméstico para um transporte amigo do ambiente, o lote de veículos Farizon SuperVan estará afecto a operações de distribuição local", explica Frank Bernthaler.
LEIA TAMBÉM
Camião e pick-up. Maxus vem para a Europa com mais dois comerciais elétricos
Lançado em novembro de 2022, o Farizon SuperVan é construído com base numa arquitetura modular, que permite ao veículo ser configurado em diferentes modelos, incluindo furgão de mercadorias e veículo robot de transporte.
Camião elétrico Xingzhi H9E
Além do comercial elétrico SuperVan, a Farizon Auto também desenvolveu o camião elétrico Xingzhi H9E, que já concluiu a sua homologação europeia. A Farizon já está presente na Tailândia e Singapura, tendo anunciado a entrada na Europa, Ásia-Pacífico e noutros mercados regionais.
O Xingzhi H9E vai ser lançado em Israel em fevereiro de 2023 e depois noutros países no segundo semestre de 2023. A Farizon Auto tem a ambição de ser o maior exportador chinês de veículos comerciais eletrificados até 2027.